domingo, 27 de outubro de 2024

JL - Jornal de letras, artes e ideias


JL - Jornal de letras, artes e ideias
Nº.1 - 3 de Março de 1981
Primeiro Director: José Carlos de Vasconcelos
Periocidade: Quinzenal (às terças-feiras)
Preço: 25$00
Ano: 1981

Tendo já ultrapassado os 40 anos de convívio com os leitores o quinzenário JL - Jornal de letras, artes e ideias permanece como uma referência nas publicações dedicadas a denominada área da cultura e mantendo ainda como director José Carlos de Vasconcelos, esta publicação tem atravessado o tempo com uma redacção que se vai alterando com o passar dos anos, sendo o meu período favorito aquele que teve António Mega Ferreira como chefe de redacção.


Com o passar dos anos e por motivos editoriais uma outra publicação deste grupo foi incluída no quinzenário, refiro-me ao Jornal da educação que embora tenha surgido de forma autónoma terminou por passar a ser editado em conjunto com o JL, mensalmente. O grafismo e o tipo de papel também foram mudando, mas as razões que levaram à sua criação permanecem bem vivas felizmente, embora os leitores tenham diminuído, infelizmente, fruto dos tempos que vivemos. Aqui deixamos uma espécie de índice do primeiro número, que constava da capa do número inaugural que reproduzimos em cima.

José Carlos de Vasconcelos

- José Cardoso Pires confessa-se «Fui claro?»
- Jorge de Sena revisitado por Eduardo Lourenço. Três poemas inéditos.
- Vergílio Ferreira: novas páginas de «Conta-Corrente». O balanço de Eduardo Prado Coelho.
- Fernando Belo - Os católicos e a esquerda.

Textos de:
-Agustina Bessa Luís
-Alexandre Pinheiro Torres
- Augusto Abelaira
- David Mourão Ferreira
- Nuno Bragança

- Ilustrações de João Abel Manta

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. O JL-Jornal de Letras Artes e Ideias quando surgiu revelava um universo cultural bem sedutor e quanto teve António Mega Ferreira como chefe de redacção viveu o seu melhor período, depois lentamente foi mudando e perdendo leitores ao mesmo tempo que os interesses culturais iam desaparecendo da população deste país à beira-mar plantado.

    ResponderEliminar