segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Werner Schroeter - (1945 - 2010) - A Vanguarda no Cinema!


Werner Schroeter - (1945 - 2010) - A Vanguarda no Cinema!

Werner Schroeter nasceu a 7 de Abril de 1945 em Georgenthal, na Turíngia/Alemanha e após ter estudado psicologia, dedicou-se ao jornalismo, sentindo desde cedo o apelo do cinema e da ópera. As suas primeiras obras, rodadas em 8 mm (curtas-metragens) possuíam em Maria Callas a sua Diva de eleição e ao cruzar-se com o cineasta Rosa von Praunheim, viu nascer o desejo pelo cinema experimental, ao mesmo tempo que dedicava grande parte do seu tempo ao Teatro, optando por encenações de vanguarda.

Ao longo dos anos foi dividindo a sua actividade entre o cinema e o Teatro, descobrindo para o primeiro essa estrela tão sua, chamada Magdalena Montezuma, oferecendo ao cinema uma linguagem operática e um estilo inconfundível, sendo de imediato detectada a sua marca de autor.

Magdalena Montezuma

Se no Teatro deixou a sua marca inconfundível ao encenar obras como “Salomé” de Oscar Wilde, “Lucrezia Borgia” de Victor Hugo, “Menina Júlia” de Strindberg, seria em Veneza que realizaria o seu sonho de encenar o “Lohengrin” de Richard Wagner.

Em finais dos anos setenta, referiu-se desta forma à sua geração, de que foi um dos expoentes:”Fiz os meus primeiros filmes em plena confusão ideológica e artística. Estávamos cheios de esperança e pensávamos que uma nova estética – talvez até uma nova sociedade – ia muito em breve surgir à luz do dia. Parecíamos que tudo era possível. Tentámos coisas que ninguém teria ousado fazer uns anos antes.” E na verdade o seu cinema, utópico e operático, irá oferecer-nos isso mesmo ao longo do tempo, sempre com o artifício da morte bem presente.

Isabelle Huppert

Em 2009 recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, como prémio de carreira, tendo nesse mesmo ano assinado a sua última obra “Nuit de Chien” / “Esta Noite”, rodado em Portugal, país com quem manteve uma relação bem estreita.

“Eika Katappa” e “Der Tod der Maria Malibran” são duas películas da sua filmografia bem patentes da genialidade deste cineasta alemão, falecido a 13 de Abril de 2010, vítima de doença prolongada. No dia em que se comemora o aniversário do nascimento de Werner Schroeter, aqui deixamos o convite para através da sua filmografia descobrirem a sua surpreendente obra cinematográfica.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário