sábado, 25 de janeiro de 2025

Brian Eno & J. Peter Schwalm - "Drawn From Life"


Brian Eno & J. Peter Schwalm
"Drawn From Life"
Astralwerks / Virgin
2001

Em “Drawn From Life”, Brian Eno e Jan Peter Schwalm introduzem ritmos, em que o jazz e a electrónica andam de mãos dadas, ao mesmo tempo que descobrimos as célebres vocalizações de Laurie Anderson em algumas das faixas do disco, transformando decididamente este álbum, tal como sucedera quando Laurie Anderson colaborou com Jean-Michel Jarre, no soberbo “Zoolook”, um verdadeiro oásis no interior da discografia do conhecido músico francês.

Brian Eno

A forma como se estabelecem as diversas conjugações entre os ritmos instituídos e as secções de cordas, dando espaço a uma navegação tranquila e melódica, conduzem “Drawn From Life” a territórios até então por explorar, não se esquecendo Brian Eno de introduzir por duas vezes o célebre silêncio, perto do final do álbum, criando esse famigerado espaço para a meditação.

J. Peter Schwalm

Será sempre de referir, como curiosidade, o contributo das duas filhas de Brian Eno, duas crianças que certamente irão dar que falar, na faixa “Bloom” dando espaço à introdução de um certo ambiente doméstico, por onde se irá desenvolver a música de Eno e Peter Schwalm.

Brian Eno & J. Peter Schwalm

“Drawn From Life”, de Brian Eno e Jan Peter Schwalm, revela-nos a permanente evolução em que a Ambient Music se encontra, sempre em busca de novos territórios, mas mantendo-se bem ancorada aos princípios minimais que a norteiam. Estamos assim perante mais um disco surpreendente da denominada Ambient Music.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Jan Peter Schwalm - (1970)
    Brian Eno - (1948)
    Classificação: 5 estrelas (*****)

    ResponderEliminar