John Curran
"O Segredo dos Kennedy" / "Chappaquiddick"
(EUA - 2017) - (106 min./Cor)
Jason Clarke, Kate Mara, Ed Helms, Bruce Dern.
Hollywodd tem uma tradição de cinema liberal, um termo bem diferente do significado dado na Europa e este filme assinado por John Curran, não só pertence a esse segmento como se filia também no denominado cinema clássico, ao nos narrar os acontecimentos ocorridos nessa noite de 1969 em Chappaquiddick, num momento em que as atenções do mundo estavam viradas para a Lua e a chegada do Homem à superfície lunar.
Nessa noite Ted Kennedy (Jason Clarke) tinha estado numa festa com amigos e conduzia com a carta caducada, ao seu lado a estratega de campanhas eleitorais Mary Jo Kopechene (Kate Mara) e de súbito uma manobra perigosa à entrada de uma estreita ponte e o veículo mergulha nas águas pouco profundas com os seus ocupantes no interior.
O que se segue irá ficar no segredo dos deuses para sempre, mas o que sabemos é que Mary Jo Kopechene morreu no interior do carro e ted Kennedy conseguiu sair do seu interior não avisando as autoridades, o que irá fazer um dia depois por insistência dos seus mais próximos amigos e conselheiros.
Os Kennedy estão outra vez no "olho do furação da história" e irão ter uma semana repleta de declarações contraditórias, com inúmeros tiros nos pés dados pelo próprio senador que aspirava um dia a ser Presidente dos Estados Unidos a América.
"O Segredo dos Kennedy" / "Chappaquiddick" é o que se chama um filme perfeito: realização sóbria e eficiente, excelente ditecção de actores, interpretações a bom nível, com destaque para Bruce Dern a compor a figura do patriarca Joe Kennedy. um argumento muito bem carpinteirado (gosto imenso desta expressão), fotografia e montagem rigorosos. Por aqui respira-se Cinema!
Rui Luís Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário