terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Keith Jarrett - “In The Light”


Keith Jarrett
“In The Light”
ECM 1033 / 34
ECM Records
1974

1 – Metamorphosis – 19:19 - A
A - Will Freivogel – Flute.
String Section of the Sudfunk Symphony Orchestra, Stuttgart, dirigida por Mladen Gutesha.

2 - Fughata for Harpsichord – 2:56 - B
B - Keith Jarrett – Piano.

3 – Brass Quintet – 20: 53 - C
C - The American Brass Quintet (Eric Reed.John Rojak, Kevin Cobb, Louis Hanzlik, Michael Powell)

4 – A Pagan Hymn – 7:27 - D
D - Keith Jarrett – Piano

5 – String Quartet – 16:37 - E
E - The Fritz Sonnleitner Quartet (Fritz Sonnleitner/Violin, Gunter Klein/Violin, Siegfried Meinecke/Viola, Fritz Kiskatt/Cello)

6 – Short Piece for Guitar and Strings – 3:52 - F
F - Ralph Towner – Guitar
String Section of the Sudfunk Symphony Orchestra, Sttutgard, dirigida por Keith Jarrett.

7 – Crystal Moment - 4:54 - G
G - Piece for four Celli and two Trombones/ (Sudfunk Symphony Orchestra, Stuttgard).

8 – In the Cave, In the Light – 12:18 - H
H - Keith Jarrett . Piano, Gong, Percussion.
String Section of the Sudfunk Symphony Orchestra, Sttuttgart, dirigida por Keith Jarrett.

Keith Jarrett

Nos dias de hoje é por demais conhecida a apetência pela escrita musical de Keith Jarrett, muito em especial a denominada música de câmara e seria neste duplo álbum, intitulado simplesmente “In the Light”, que Keith Jarrett iria reunir algumas dessas peças, dando a conhecê-las a um vasto auditório. Este trabalho discográfico do célebre pianista oferece-nos um texto do músico e compositor, que nos relata o nascimento e a construção das diversas peças que constituem este duplo álbum.

Se na época da sua edição, Manfred Eicher já tivesse criado a ECM New Series, este trabalho discográfico seria certamente incluído nesse selo, mas como ainda vinha longe o nascimento da outra faceta da ECM Records e o encontro do produtor alemão com o compositor Arvo Part, o duplo álbum “In the Light” de Keith Jarrett surgia assim naturalmente na edição da ECM Records, estávamos no ano de 1974 e a editora de Munique começava a dar os primeiros passos como referência no universo da edição discográfica, começando a expandir os seus horizontes e a derrubar fronteiras musicais.

Gravado em Fevereiro de 1973 por Kurt Rapp, Martin Wieland e M. Scheuermann. Produzido por Manfred Eicher e Keith Jarrett, Design e Layout de B & B Wojirsch. Fotos de R. Truckenmuller (capa) e Georgyves Braunschweig.

Rui Luís Lima

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