Lawrence Durrell
"Judith"
Open Road
Paginas: 306
"Judith" foi inicialmente um argumento cinematográfico escrito por Lawrence Durrell, mas os produtores exigiram alterações e Durrell assim fez, de forma profunda, mas mais tarde terminou por se afastar do projecto.
Lawrence Durrell
(1912 - 1990)
Sophia Loren irá dar corpo e vida a "Judith", enquanto Lawrence Dureell decide escrever um livro com o mesmo nome aproveitando parte do argumento cinematográfico da sua autoria (recorde-se que o escritor trabalhou por diversas vezes como argumentista) e assim irá nascer um livro com poucos pontos de contacto com o filme, embora a sua leitura se revele profundamente cinematográfica tal a força da sua escrita.
Como alguns sabem a obra de Lawrence Durrell, terminou por definir o seu autor como o mais perfeito escritor "anarquista" (o termo não é meu, mas concordo), tendo em conta a bela diversidade da sua obra: poesia, teatro, viagens, filosofia, literatura.
"Judith"
Daniel Mann
(EUA - 1966) - (109 min./Cor)
Sophia Loren, Peter Finch, Jack Hawkins.
"Judith" surge-nos como próximo da sua novela "Águias Brancas Sobre a Sérvia", mas também com alguns rasgos geniais do seu mais que famoso "Quarteto de Alexandria".
Chegados aqui convém colocar a questão: porque ignoram os editores portugueses esta obra intitulada "Judith" de um dos maiores nomes da Literatura do século XX?
Rui Luís Lima
Lawrence Durrell - (1912 - 1990)
ResponderEliminarClassificação: 4 estrelas (****)
"Judith" nasceu como argumento de um filme, mas também foi trabalhado para ser publicado como livro por Lawrence Durrell, nascendo um certo afastamente entre um e outro, embora Lawrence Durrell tenha sido o seu criador.