sábado, 19 de abril de 2025

Steve Kuhn - “Trance”


Steve Kuhn
“Trance”
ECM Records
1975

Steve Kuhn – acoustic piano, electric piano.
Steve Swallow – electric bass.
Jack DeJohnette – drums.
Sue Evans – percussion.

1 – Trance – 5:59
2 – A Change of Face – 4:58
3 – Squirt – 3:00
4 – The Sandhouse – 3:47
5 – Something Everywhere – 7:48
6 – Silver – 2:54
7 – The Young Blade – 6:17
8 – Life’s Backward Glance – 3:09

Steve Kuhn

Steve Kuhn é um dos nomes incontornáveis no piano jazz, onde o seu lirismo tanto navega nas teclas do piano clássico como no piano eléctrico, sempre com a mesma delicadeza, porque trata-se precisamente de um bom gosto musical, que nos fica de imediato na memória, seja qual for o formato com que um determinado tema nos é oferecido, ou seja em piano solo, trio, quarteto ou mesmo com o piano acompanhado por uma orquestra de cordas, numa aliança perfeita repleta de romantismo, como sucedeu com o tema “Life’s Backward Glance”, que já conheceu diversos formatos musicais e que encerra este maravilhoso trabalho discográfico de Steve Kuhn, embora nunca seja demais referir que este belo tema tem acompanhado o pianista ao longo da sua carreira musical.

Depois temos um trio de peso em “Trance”, com Steve Swallow no baixo eléctrico e o inimitável Jack DeJohnette na bateria, aos quais se juntou a percussionista Sue Evans, que ao longo da sua carreira tem trabalhado nas mais diversas áreas musicais (jazz, rock, vanguarda) e se o leitor está surpreendido, recordo o nome de outra senhora que navega nas mesmas áreas instrumentais chamada Marilyn Mansur, que possivelmente muitos de nós já a viram tocar ao vivo em Lisboa ao lado de Jan Garbarek.

Mas regressando a “Trance” de Steve Kuhn, poderemos afirmar que a Arte deste pianista e compositor, que se iniciou na matéria na década de sessenta, permanece nos dias de hoje um nome incontornável e a audição deste álbum revela-nos uma frescura profundamente inovadora.

Gravado nos dias 11 e 12 de Novembro de 1974 no Generation Sound Studios, New York, por Tony May e misturado por Jan Erik Kongshaug. Capa de Frieder Grindler e Fotografia de Odd Geirr Saether. Produção de Manfred Eicher. Todas as composições deste álbum são da autoria de Steve Kuhn. Este trabalho discográfico é o primeiro de Steve Kuhn para a ECM Records, uma parceria que se irá estender ao longo das décadas entre este músico e a editora de Munique.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Steve Kuhn - (1938)
    Classificação: 4 estrelas (****)
    Tema favorito: "Life’s Backward Glance"

    ResponderEliminar