Annie Cohen-Solal
“Sartre 1905 – 1980”
Páginas: 976+24
Colecção: Folio Essais nª.353
Gallimard
Quando desejamos saber mais sobre um escritor, para além de lermos os seus livros, é importante encontrarmos uma boa biografia sobre ele e a sua obra.
Confesso, desde já, que na primeira tentativa que fiz para conhecer melhor Jean-Paul Sartre o resultado não foi satisfatório, já que a autora do livro em questão, uma americana, pertencia a essa legião de novos escritores que andam por aí, a publicar livros com títulos sonantes e com um conteúdo bem decepcionante, para não utilizar outras palavras. Mas felizmente em terras de França, na Gibert Joseph, a minha livraria favorita, que descobri este “Sartre 1905-1980” escrito por Annie Cohen-Solal e confesso que “devorei” o livro numa semana, porque nele viajamos por Paris, pela literatura e filosofia do século xx, acompanhamos os debates que animaram gerações e acima de tudo conhecemos Jean-Paul Sartre, como se estivéssemos a visionar o filme da sua vida.
Annie Cohen-Solal
Recordo-me que, em tempos idos, a TV5 Monde exibiu uma série bem interessante sobre a vida de Jean-Paul Sartre, o homem que recusou o Prémio Nobel, mas este fabuloso livro é um convite a conhecer o homem, o escritor e o filósofo, não esquecendo as suas contradições, os seus amores, as suas lutas, para além de uma viagem pelo século xx, acompanhando o trajecto de um homem que, um estadista famoso, mas que não aprecio, comparou com Voltaire!
“Sartre 1905-1980” de Annie Cohen-Solal, com as suas 1000 páginas, na bela edição de bolso da Folio/Gallimard, é um desses livros que se começa a ler e não se larga mais, até chegar à última página. Bem merecia uma tradução para português, de preferência em edição de bolso, essa "coisa" estranha tão desconhecida do nosso pequeno universo editorial!
Rui Luís Lima
Jean-Paul Sartre - (1905 - 1980) é um dos maiores vultos da cultura francesa que marcou o século XX, tanto pelos seus escritos, como filósofo, escritor e dramaturgo, mas também pela sua intervenção política e resistência durante o período da 2ª Grande Guerra.
ResponderEliminarAo longo dos anos muito se escreveu sobre o filósofo do "existencialismo", mas a maioria das vezes abordava-se a vida de Sartre pelos lados mais famosos ou polémicos e contrariando essa corrente, Annie Cohen-Solal, profunda conhecedora da vida e obra de Jean-Paul Sartre oferece-nos um livro que aborda a passagem de Sartre por este planeta (se me é permitida a expressão) de uma forma bem profunda, não abdicando de uma linguagem que o leitor comum reconhece como sua, a mesmo tempo que desperta em quem lê esta biografia de Sartre, em conhecer a obra do escritor. Estamos perante a melhor biografia de Jean-Paul Sartre que se lê como um romance de 1000 páginas que se devoram, porque nele navegamos pela História do século XX!