sexta-feira, 27 de setembro de 2024

"Top of the Pops" - Vol. 13


"Top of the Pops"
Vol. 13
LP / 33 RPM
Hallmark Records
1970

Tudo começou em 1968 e durou até 1984 e essa aventura chamou-se “Top of The Pops” e tratava-se de álbuns que ostentavam na capa uma jovem (“revelando alguns atributos”) e que ofereciam os hits do momento num álbum que custava o preço de um single e venderam imenso ao longo dos anos nas mais diversas paragens deste Planeta Azul. A editora era a Pickwick Records que ostentava o selo Hallmark. De referir que uma das últimas figuras a surgir na capa destes álbuns, oferecendo-nos o seu talento, foi a modelo Samantha Fox.


O volume 13, surgido no ano de 1970, oferecia-nos os seguintes temas:

1 – You Can’t Get It If You Really Want.
2 – Band of Gold.
3 – Me and My Life.
4 – Which Way You Goin’ Billy?
5 – Give me Just A Little More Time.
6 – Love is Life.
7 – Tears of a Clown.
8 – Sweetheart.
9 – Montego Bay.
10 – Don’t Play That Song.
11 – Our World.
12 – Close To You.


Recordo-me bem destes discos, já que um familiar me ofereceu vários, sendo um dos mais tocados lá por casa este volume 13 dos “Top of The Pops”, cuja capa é reproduzida em cima, tendo este álbum em concreto (penso que os restantes também), sido comprado na loja Singer que existia nos anos 60/70 no Largo do Camões, encontrando-se os mesmos num escaparate perto da porta de entrada da loja. Hoje em dia não estariam certamente por lá durante muito tempo!

O tema que mais escutava neste volume 13 dos "Top of The Pops" era o "Close To You" do Burt Bacharach, mas a senhora que cantava não era de certeza a Dionne Warwick, mas também não deixava o seu talento por mãos alheias e por acaso alguém me sabe dizer quem é o cavalheiro que canta o "San Jose" do Burt Bacharach no álbum "Welcome To The Pleasure Dome" dos Frankie Goes To Hollywood?


Mas o curioso da feitura destes álbuns da série “Top of The Pops” era o facto de as canções que se escutavam não serem as originais, devendo no entanto ter sido milhões os que as ouviram pensando que estavam a ouvir os temas originais. As gravações das canções eram efectuadas num Estúdio, com excelentes condições técnicas e intérpretes desconhecidos, cujos nomes nunca iremos saber, que tentavam reproduzir fielmente o original. Fala-se até que alguns nomes bem famosos em início de carreira ou a darem os primeiros passos na universo musical passaram por lá. Eram “covers” e ninguém sabia!?

Rui Luís Lima

"Close To You"
Carpenters
(Burt Bacharach)

Sem comentários:

Enviar um comentário