sábado, 28 de setembro de 2024

Os Melhores Argumentos Cinematográficos da História do Cinema!


Os Melhores Argumentos Cinematográficos da História do Cinema!

Recordamos hoje uma votação cinematográfica que fez história, sendo os seus participantes homens do ofício, se me é permitida a expressão e desde logo poderemos imaginar como seria uma votação destas junto desse grande público que navega na net.

Quando se fala em lista de melhores de sempre, elas nascem como cogumelos… “elas, as listas…”, desta feita foi em Los Angeles. Os membros da Writers Guild of América, anunciaram em Beverly Hills os resultados da votação dos melhores argumentos de sempre.


Patric Verrone o Presidente da WGA, que conta com cerca de 1400 associados, anunciou os resultados e eles foram os seguintes:

1 – “Casablanca” – Julius e Philip Epstein e Howard Koch
2 – “The Godfather” – Mario Puzo e Francis F.Coppola
3 – “Chinatown” – Robert Towne
4 – “Citizane Kane” – Herman Mankiewicz e Orson Welles
5 – “All About Eve” / “Eva” – Joseph Mankiewicz


A feitura do argumento de “Casablanca” foi um verdadeiro épico e os gémeos Epstein sempre o confirmaram, mas a intervenção de Howard Koch foi fundamental.
Quanto a “O Padrinho” o trabalho do cineasta com o escritor, melhor dizendo… Francis com Mário, foi das melhores parcerias da História do Cinema.
Já Robert Towne revelou-se um perfeito herdeiro do “film noir” com o seu “Chinatown”, embora o nome de Ernest Lehman, argumentista de Hitchcock, também, não ficasse mal nos cinco primeiros.


No respeitante ao melhor filme de todos os tempos, segundo a votação da “Sight and Sound”, da qual já falámos, em Post anterior, a colaboração na feitura do argumento entre Herman Mankiewicz e Orson Welles, é um tanto misteriosa mas perfeita, embora Hearst não tenha gostado nada de se ver retratado no filme com a sua “amante” Marion Davies (a “Autobiografia” de Charles Chaplin é bastante elucidativa acerca desta relação, assim como o filme de Peter Bogdanovich “The Cat’s Meow”) e poucos sabem o significado da palavra “Rosebud”… nos lábios de Kane/Welles era o trenó, imagem da infância perdida… e nos lábios de Hearst qual o seu significado?


Por fim chegamos a essa obra-prima perfeita, onde a palavra é transformada em obra de Arte, através da escrita do Génio Joseph Mankiewicz. É certo que ainda alguns lhe chamam o censor de Scott Fitzgerald em Hollywood. Mas o certo é que os argumentos escritos por Joseph Mankiewicz, são verdadeiros tratados da palavra e todos sabemos como o álcool invadiu a escrita do mais célebre escritor da idade do jazz.

“Eva” / “All About Eve” é o argumento mais-que-perfeito, escrito por um cineasta, produtor e argumentista genial chamado Joseph Mankiewicz, que nunca realizou obras menores.

Rui Luís Lima

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