terça-feira, 15 de outubro de 2024

Bobby Naughton Units - “Understanding”


Bobby Naughton Units
“Understanding”
JAPO 60006
JAPO Records
1973

Bobby Naughton – vibraphone, piano, clavinet.
Perry Robinson – flute, basset horn.
Richard Youngstein – bass. (temas 1,2,5 e 6)
Mario Pavone – bass. (temas 3,4,7 e 8)
Randy Kaye – percussion. (temas 1,2,4,5 e 6)
Laurence Cook – percussion, (temas 3,7,e 8)

1 – Understanding (Carla Bley) – 3:45
2 – Austin Who (Bobbv Naughton) – 5:50
3 – Ictus (Carla Bley) – 4:45
4 – Snow (Bobby Naughton) – 6:40
5 – Generous 1 (Carla Bley) – 3:45
6 – Gloria (Carla Bley) – 5:50
7 – V. A. (Bobby Naughton) – 9:05
8 – Nital Rock (Bobby Naughton) – 3:25


Bobby Naughton é um desses artistas do vibrafone que bem merecem não cair no esquecimento, porque o seu trabalho é, na verdade, fabuloso e dizemos artista porque ele esteve também ligado à pintura e ao cinema.

O seu encontro com esses dois nomes incontornáveis da “avant-garde” do jazz, que são Michael Mantler e Carla Bley, foram fundamentais para o seu percurso musical, mas nunca nos podemos esquecer que ele anteriormente navegou nas ondas do rock e embora tenha sido apenas uma breve passagem, foi decididamente marcante para o seu futuro universo musical.

Por outro lado nunca será demais referir a sua luta em termos de edições discográficas no sentido dos seus trabalhos verem a luz do dia.

Este álbum foi gravado a 30 de Outubro de 1971, num concerto realizado na Yale University e no Blue Rock Studio, New York, por Eddie Korvin. Pintura de Hans Richter para a capa de “Understanding”. Fotografia de Gus Svenske. Produzido originalmente nos EUA pela Otic Records (uma cooperativa de músicos), que editou o LP, surgindo mais tarde com o selo da JAPO Records.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Bobby Naugton - (1944 - 2022) foi um mestre do vibrafone, para além de pianista no universo do jaz e a sua arte bem merece ser recordada, revelando-se o álbum “Understanding” um bom retrato da sua arte musical!

    ResponderEliminar