”Buck Ryan"
Autor: Jack Monk
Colecção: Antologia da BD Clássica nº.21
Páginas: 36
Editorial Futura
Durante mais de vinte números a Editorial Futura recordou a 9ª Arte através da colecção "Antologia da BD Clássica" sendo as aventuras do detective Buck Ryan um dos últimos álbuns a ver a luz do dia.
Buck Ryan que nasceu da arte de Jack Monk é uma espécie de "Philip Marlowe" à inglesa como refere o ensaio que abre este volume, a partir de uma adaptação de um texto de Ferruccio Alessandri.
Buck Ryan
Recorde-se que a Inglaterra não possuía uma tradição de banda desenhada nessa época de 1950 e quando o conhecido “Daily Mirror” publicou as famosas tiras diárias de banda desenhada, que tanto sucesso faziam no outro lado do Atlântico, o escolhido para as criar foi Jack Monk, que até à data desenhava histórias de carácter desportivo.
A criação do personagem Buck Ryan tendo em conta o sucesso dos folhetins de mistério publicados nos jornais, irá beber muita da sua vida a essa fonte segura, levando a que as suas aventuras durem mais de uma década (1950 - 1962), chegando a Portugal através da famosa revista de banda desenhada "O Mosquito".
Rui Luís Lima
Esta banda desenhada policial de origem britânica teve enorme sucesso e surgiu perante o sucesso que os "comic books" e os seus heróis tinham na América.
ResponderEliminar