terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Joe Roth - “O Par do Ano” / “America’s Sweethearts”


Joe Roth
“O Par do Ano” / “America’s Sweethearts”
(EUA – 2001) – (99 min. / Cor)
Julia Roberts, Billy Crystal, Catherine Zeta-Jones, John Cusack.

Joe Roth é um desses produtores de Hollywood, excelente conhecedor de Hollywood, tanto na área cinematográfica como do pequeno écran e esporadicamente surge a realizar, como sucede com esta delirante película, cujo argumentista foi o nosso bem conhecido Billy Crystal, que aqui veste a pele do agente que tem de promover o último filme de um dos pares mais famosos do cinema o qual, ao contrário do que pensam os seus fans, se encontra separado; assim é montada uma estratégia, sempre à beira do precipício, para oferecer ao grande público e à imprensa o “grande amor, deste casal de estrelas”, conhecido como “O Par do Ano”.


Mais uma vez John Cusack está perfeito numa personagem que lhe assenta como uma luva e o mesmo se pode dizer de Catherine Zeta-Jones, os dois protagonistas do desavindo casal. Já Billy Crystal, na figura do infeliz agente Lee Philipps, irá contar neste seu plano para uma promoção perfeita da película com a cumplicidade da assistente e irmã da intratável Gwen Harrison (Catherine Zeta-Jones), esse “patinho feio” que todos tratam por Kiki (Julia Roberts), ao mesmo tempo que navega no meio de forma invisível, já que ninguém repara nela.


“America’s Sweethearts” / “O Par do Ano” é muito mais que uma delirante comédia, porque tem um elenco de secundários de primeira água! Christopher Walken, Stanley Tucci, Alan Arkin e Hank Azaria, só para citar alguns dos intervenientes, que nos irão surgir nas mais delirantes sequências, onde não faltam as referências cinéfilas e nunca é demais referir a genial composição de Christopher Walken, na figura do cineasta de culto!


E até o inesquecível Larry King, que nos deixou recentemente, quis fazer uma “perninha” no filme.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Joe Roth - (1948)
    Classificação: 4 estrelas (****)
    Estreia Mundial: 17 de Julho de 2001.

    ResponderEliminar