Jorge Silva Melo
"Século Passado"
Páginas: 560
Livros Cotovia
“Século Passado” é um livro da autoria de Jorge Silva Melo (1948 - 2022), que reúne diversos textos escritos pelo autor em publicações periódicas, ao longo dos anos, assim como diversos textos cinematográficos publicados em diversos catálogos de cinema. Mas “Século Passado” é muito mais do que uma compilação de textos porque, através deles, temos o retrato de uma geração brilhante, ao mesmo tempo que nos é oferecida uma imagem muito bela de uma época em que a cultura respirava por todos os poros, sendo um verdadeiro prazer a sua leitura, porque a literatura vive por aqui.
Jorge Silva Melo
Nunca é demais realçar o trabalho de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra ao longo dos anos no Teatro da Cornucópia, onde foi possível viajar ao longo da História do Teatro, desde a Antiguidade até aos autores contemporâneos. Depois temos sempre a visão de crítico de cinema que Jorge silva Melo, nos deixou ao longo dos textos que escreveu sobre a Sétima Arte, recordo-me desse fabuloso catálogo editado pela Fundação Gulbenkian, aquando do ciclo de cinema Actor/Actor, que deixa maravilhado quem o descobre, seja cinéfilo ou não.
E se há peças de Teatro que nos ficam na memória para sempre, uma delas é precisamente “Casimiro e Carolina”, de Odon Von Horváth, onde o Teatro visita o Cinema pela porta grande da Sétima Arte, uma peça cuja encenação permanece bem viva nas minhas memórias, temos automóveis a movimentarem-se e um Zeppelin a voar, numa encenação memorável. Já no que respeita à obra cinematográfica de Jorge Silva Melo será sempre de recordar esse “António, Um Rapaz de Lisboa”, um filme magnífico que deixou perfeitamente espantados e maravilhados todos os espectadores que o viram, respirava cinema por todos os fotogramas.
Jorge Silva Melo
(1948 - 2022)
“Século Passado” não é só o testemunho de uma geração, através da escrita inconfundível de Jorge Silva Melo, onde descobrimos esse enorme universo cultural do seu autor, mas também é um daqueles livros que nos faz o retrato dessa época, em que sonhar era uma aventura maravilhosa. Jorge Silva Melo partiu a 14 de Março de 2022, tinha 73 anos.
Rui Luís Lima
Jorge Silva Melo é uma figura incontornável do universo teatral, mas também foi um excelente cineasta e crítico de cinema, para além de ter mantido durante um largo período uma crónica no suplemento "Mil Folhas" do jornal "Público". Este livro reúne crónicas publicadas no "Mil Folhas", assim como textos de cinema publicados no catálogo de cinema "Actor/Actor" editado pela Gulbenkian, para além de outros textos, que revelam o saber desta figura incontornável da cultura no nosso país, que nos deixou em 2022.
ResponderEliminar