segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Jorge Silva Melo - "Século Passado"


Jorge Silva Melo
"Século Passado"
Páginas: 560
Livros Cotovia

“Século Passado” é um livro da autoria de Jorge Silva Melo (1948 - 2022), que reúne diversos textos escritos pelo autor em publicações periódicas, ao longo dos anos, assim como diversos textos cinematográficos publicados em diversos catálogos de cinema. Mas “Século Passado” é muito mais do que uma compilação de textos porque, através deles, temos o retrato de uma geração brilhante, ao mesmo tempo que nos é oferecida uma imagem muito bela de uma época em que a cultura respirava por todos os poros, sendo um verdadeiro prazer a sua leitura, porque a literatura vive por aqui.

Jorge Silva Melo

Nunca é demais realçar o trabalho de Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra ao longo dos anos no Teatro da Cornucópia, onde foi possível viajar ao longo da História do Teatro, desde a Antiguidade até aos autores contemporâneos. Depois temos sempre a visão de crítico de cinema que Jorge silva Melo, nos deixou ao longo dos textos que escreveu sobre a Sétima Arte, recordo-me desse fabuloso catálogo editado pela Fundação Gulbenkian, aquando do ciclo de cinema Actor/Actor, que deixa maravilhado quem o descobre, seja cinéfilo ou não.


E se há peças de Teatro que nos ficam na memória para sempre, uma delas é precisamente “Casimiro e Carolina”, de Odon Von Horváth, onde o Teatro visita o Cinema pela porta grande da Sétima Arte, uma peça cuja encenação permanece bem viva nas minhas memórias, temos automóveis a movimentarem-se e um Zeppelin a voar, numa encenação memorável. Já no que respeita à obra cinematográfica de Jorge Silva Melo será sempre de recordar esse “António, Um Rapaz de Lisboa”, um filme magnífico que deixou perfeitamente espantados e maravilhados todos os espectadores que o viram, respirava cinema por todos os fotogramas.

Jorge Silva Melo
(1948 - 2022)

“Século Passado” não é só o testemunho de uma geração, através da escrita inconfundível de Jorge Silva Melo, onde descobrimos esse enorme universo cultural do seu autor, mas também é um daqueles livros que nos faz o retrato dessa época, em que sonhar era uma aventura maravilhosa. Jorge Silva Melo partiu a 14 de Março de 2022, tinha 73 anos.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário