domingo, 6 de outubro de 2024

Salas de Cinema - Cinema Eden!


Salas de Cinema - Cinema Eden!

Tenho de confessar que guardo uma recordação muito especial do Cinema Eden. Naquele espaço central da Praça dos Restauradores, que no início do século XX até foi uma garagem, viu nos anos de 1929/30 o célebre Arquitecto Cassiano Branco a idealizar o futuro Cinema Eden, com a famosa escadaria, a célebre fachada Art Deco e esse elevador que nos conduzia ao interior da sala de cinema.

Cinema Eden

Confesso que adorava andar nele e depois, quando terminava o filme, lá vinha descendo feliz as famosas escadarias do cinema Eden, sendo no entanto de referir que embora fosse sempre olhado como obra do Arq. Cassiano Branco, seria o Arq. Carlos Florêncio a assinar o projecto, desta inesquecível sala de cinema onde fui com a idade de um dígito na companhia da minha avó.

"Jerry Pescador de Águas Turvas"
George Marshall

Recordo-me de estar com ela a ver um filme e de repente alguém gritar na sala: “olha o Jerry Lewis no Marquês de Pombal!” e não é que era verdade, ele estava ali, mesmo ao pé do leão do Marquês! Tratava-se do filme “Jerry, Pescador de Àguas Turvas” / “Hook, Line and Sinker”, realizado por George Marshall, que teve diversas sequências filmadas no nosso país.

"O Livro da Selva"
Wolfgang Reitheman

Mas o momento histórico na minha vida de jovem cinéfilo, com a idade de um dígito, centra-se precisamente no dia em que fui sozinho ao Cinema Eden ver “O Livro da Selva” / “The Jungle Book”, dos Estúdios Disney e realizado por Wolfgang Reitherman (um dos maiores nomes da década de 60 da Disney). Primeiro apanhei o autocarro da carreira 39, saí à porta do cinema, comprei o bilhete, pedindo com ar “entendido” uma plateia e coxia (deram-me coxia lateral, mal sabia eu na época que são os lugares mais indicados para ver um filme no grande écran) e quando saí do elevador andei a percorrer o cinema todo, escada acima, escada abaixo (plateia, 1º e 2º balcão à procura da casa de banho) e quando o documentário da Pathé começou a ser projectado, tendo a voz do Fernando Pessa a fazer a narração, senti-me a pessoa mais feliz do mundo. É claro que ainda tive direito às diabruras do “Tom e Jerry” e quando se iniciou o filme só despeguei os olhos do écran, ao acenderem-se as luzes da sala no intervalo e em vez de ir comprar o chocolate ao bar, guardei o dinheiro para comprar “O Mundo de Aventuras”, que trazia uma aventura do Cisco Kid.

"A Confissão"
Costa-Gavras

Este meu encontro com o cinema a sós marcou para sempre na minha memória o Cinema Eden. E se me perguntarem se nele vi mais filmes marcantes, terei de falar em “A Confissão” / “L’aveu” de Costa-Gravas, que vi com um colega de escola no ano de 1970, andávamos na Escola Preparatória Manuel da Maia e decidimos ir ver esse filme, porque andávamos muito intrigados com o cartaz, que se exibia no exterior do cinema Eden, mal sabia eu que iria ver uma película profundamente política sobre a vida do dirigente comunista Arthur London e os famosos Processos no interior do PC Checo, na época devo ter percebido muito pouco, mas deu para ficar perplexo com o que via, depois não faço a mínima ideia sobre quais os cortes que a censura praticou no filme. Curiosamente só voltei a ver esta película, do cineasta grego Costa-Gravas, no ano passado no Canal Arte e um corrupio de belas memórias passou por mim, levando-me a preparar estas memórias das salas de cinema. E nesse ano de 1970 nunca mais me esqueci do rosto desse fabuloso actor chamado Yves Montand.

"Tarzan em Perigo"
Byron Haskins

Foram na verdade inúmeras as vezes que fui ao Cinema Eden, com um ou dois dígitos de idade, mas foi também por lá que descobri, para meu grande desgosto, que o Tarzan que queria ver - Johnny Weissmuller – não era o que surgia no écran, tendo então aprendido que havia diversos actores a fazer a mesma personagem.

"O Desafio das Águias"
Brian G. Hutton

Para terminar duas menções a dois filmes, ambos passados durante a Segunda Grande Guerra e dos quais guardo gratas memórias, descobertos no cinema Eden, o primeiro antes de Abril/74 (data charneira nas minhas memórias cinematográficas) e o segundo depois: “O Desafio das Águias” / “Where Eagles Dare”, com o Richard Burton e Clint Eastwood nos protagonistas, realizado por Brian G. Hutton e que muitos anos depois passava regularmente no canal TCM e RTP Memória, já o outro filme foi realizado pelo genial Sam Peckinpah, tão esquecido neste séc. XXI, interpretado por James Coburn, James Mason e esse extraordinário actor chamado Maximilian Schell, refiro-me a “Cruz de Ferro” / “Cross of Iron”.

"Cruz de Ferro"
Sam Peckinpah

Sempre que passo na Praça dos Restauradores e olho o local que albergou o Cinema Eden, confesso que tenho saudades desta emblemática sala de Cinema.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Situado na Praça dos Restauradores, o cinema Eden era um verdadeiro monumento pela sua bela arquitectura e depois no seu interior tinhamos uma sala monumental com plateia e dois balcões enormes. O cinema Eden era um dos Templos do Cinema na Capital. Nos dias de hoje é um hotel.

    ResponderEliminar