domingo, 20 de outubro de 2024

"Teresa Gomes" - Fernando Garcia


"Teresa Gomes"
Fernando Garcia
Páginas:20
Cinemateca Portuguesa

No centenário do nascimento de Teresa Gomes a Cinemateca convidou Fernando Garcia para preparar um livro sobre esta figura do Cinema Português, quem não se lembra dela em "O Pai Tirano" de António Lopes Ribeiro ou "A Canção de Lisboa" (uma das tias!) realizado por Cottinelli Telmo!?

Este livro editado em 1983 teve uma tiragem de 300 exemplares e grafismo de Judite Cília e como é dito na introdução decidiu-se dar o nome genérico a esta colecção de "Figuras do Cinema Português", com um formato de que gosto muito, tenho de o confessar.

Fernando Garcia neste seu livro dedicado à actriz Teresa Gomes assina um belo texto intitulado ":Teresa Gomes - O Trabalho e a Arte - 1883-1962", seguido de uma completa filmografia. A encerrar esta homenagem, Luís de Pina conversa com Eugénio Salvador, que trabalhou com Teresa Gomes no filme de Leitão de Barros "Lisboa, Crónica Anedótica", estabelecendo-se de imediato uma amizade para a vida entre ambos.

Ao lermos estas crónicas e estudos sobre os primórdios do cinema português terminamos sempre por desejar re(ver) os seus filmes, muitos dos quais vivem no limbo do esquecimento.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Teresa Gomes foi uma das mais populares actrizes do cinema Português das décadas de 40/50, fazendo muitas vezes dupla com o maravilhosos António Silva, ficando célebres os seus despiques na tela de cinema e que bem merece ser recordade neste livro que lhe foi dedicado por Fernando Garcia.

    ResponderEliminar