sábado, 25 de janeiro de 2025

Arild Andersen - “Shimri”


Arild Andersen
“Shimri”
ECM 1082
ECM Records
1977

Arild Andersen – bass.
Juhani Aaltonen – tenor saxophone, soprano saxophone, flutes, percussion.
Lars Jansson – Piano.
Pal Thowsen – Drums, Percussion.

1 – Shimri (Arild Andersen) – 5:48
2 – No Tears (Arild Andersen) – 9:27
3 – Ways of Days (Arild Andersen) – 4:48
4 – Wood Song (Aaltonen / Jansson / Andersen / Thowsen) – 6:02
5 – Vaggvisa For Hanna (Lars Jansson) – 3:45
6 – Dedication (Arild Andersen) – 11:44

Ao contrário do que sucede habitualmente, o contrabaixista norueguês Arild Andersen iniciou a sua actividade musical como guitarrista, no Riverside Swing Group e só três anos mais tarde se decidiu a trocar a guitarra pelo contrabaixo; será no célebre grupo de Jan Garbarek, possivelmente o mais famoso músico de jazz norueguês, que irá dar nas vistas, recorde-se que outro membro desta banda era o guitarrista Terje Rypdal.

Arild Andersen Quartet

E com o passar do tempo e o desejo de expandir as suas composições em quarteto próprio, deu origem ao nascimento do Arild Andersen Quartet embora o músico, ao longo da sua intensa actividade musical, continuasse a colaborar com as mais diversas correntes, em aventuras bem distintas, deixando sempre bem patente a sua maravilhosa interligação com o instrumento que elegeu.

O álbum “Shimri” oferece-nos texturas musicais um pouco diferentes do habitual, num quarteto de jazz tradicional, devido à forma como o saxofonista finlandês Juhani Aaltonen “ataca” os diversos temas, sendo sempre de referir que a introdução da flauta em diversas composições consegue criar melodias verdadeiramente sedutoras, tornando-se um pouco como a marca de água deste quarteto de Arild Andersen. Vale a pena descobrirem!

Gravado em Outubro de 1976 no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Kongshaug. Mastered no Tonstudio Bauer por Henry Riedel. Fotografia da capa do álbum de Lajos Keresztes. Fotografia da contracapa de Rune Myhre. Layout de Dieter Bonhorst. Produção de Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

1 comentário: