segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Ludwig van Beethoven - "Symphonie Nr.3 Es-Dur Op.55 – “Eroica” - Eugen Jochum / Berlin Philarmonica Orchestra


Ludwig van Beethoven
"Symphonie Nr.3 Es-Dur Op.55 – “Eroica”
Eugen Jochum
Berlin Philarmonica Orchestra
Heliodor

Depois de anteriormente ter escrito sobre o meu encontro com o "Let It Be" dos The Beatles era inevitável revisitar o meu amigo Ludwig. Este foi o meu primeiro álbum de música clássica que comprei, na companhia da minha avó, na discoteca Melodia, na Rua do Carmo, no mesmo dia em que adquiri o single dos “The Beatles” com o “Let It Be” e o inenarrável “You Know My Name…”. Ainda andava com um dígito na idade e no bolso tinha um dos volumes do “Guerra e Paz” de Tolstoi, na edição da Minerva, em cinco volumes e queria muito ter a “Heróica” do amigo Beethoven, que já tinha escutado na Rádio e achava profundamente belo, ouvindo a música no meu pensamento enquanto lia o Tolstoi, só não percebia porque o Beethoven tivesse riscado a dedicatória da dita Sinfonia a Napoleão Bonaparte, mas mais tarde entendi.

Ludwig van Beethoven
(1770 - 1827)

Fui para casa todo contente, nesse dia 23 de Junho e quando estávamos todos a lanchar, avós, mãe, tia e amigos da escola, decidi pôr a tocar o Beethoven e não ouve qualquer reacção, porque os doces eram bem convidativos, mas quando chegou ao segundo andamento da Sinfonia nº.3, fui convidado a mudar de disco, talvez porque não fosse o mais indicado para tocar na festa do meu aniversário, embora gostasse muito dele e assim fiz a vontade à minha querida avó!

Rui Luís Lima

"Symphony nº.3 in E-Flat Major, Op.55"
"III Scherzo, Allegro vivace"
Ludwig van Beethoven
Maestro: Eugen Jochum
Berlin Philarmonica Orchestra

Sem comentários:

Enviar um comentário