quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Arthur Conan Doyle - “Histórias à Lareira” / "Round Fire Stories"


Arthur Conan Doyle
“Histórias à Lareira” / "Round Fire Stories"
Colecção: Vampiro Gigante 2ª Série
Obras Escolhidas de Conan Doyle nº.1
Páginas: 218
Livros do Brasil

«No presente volume foram compilados contos de mistério, que devem ser lidos “à lareira”, numa noite de Inverno. Seria, para mim, o ambiente ideal para tais histórias, se um autor pode escolher a hora e o local da leitura da sua obra, tal como o artista, que escolhe a iluminação e o local ideais para exibir um quadro seu. Contudo, se estes contos puderem dar alegria a alguém, em qualquer local e em qualquer momento, o seu autor dar-se-á por muito satisfeito.»

Arthur Conan Doyle
(Prefácio)

Arthur Conan Doyle
(1859 - 1930)

Arthur Conan Doyle é um nome incontornável na arte do romance policial com o seu célebre Sherlock Holmes e o seu amigo Doutor Watson a deslindarem os casos mais intrigantes que lhes foram surgindo ao longo dos anos para grande deleite dos seus leitores e tudo graças a este genial escritor que um dia decidiu que estava cansado da personagem que o celebrizara e decidiu colocar um ponto final nas suas aventuras, quando ele se encontrou com o diabólico Professor Moriaty nas cataratas de Reichenbach.

Na época da publicação deste “final” os seus leitores ficaram à beira de um “ataque de nervos” com o desaparecimento de Sherlock Holmes, mas pior ainda ficou o editor de “The Strand”, cujas vendas memoráveis deviam imenso ao célebre detective e nem as centenas de cartas recebidas na redacção da publicação demoveram na época Conan Doyle, tendo sido estabelecido um acordo de cavaleiros entre o escritor e George Newnes, em que o escritor iria continuar a escrever histórias de crime e mistério, mas sem o famoso detective, para assim contornar o inevitável atrito com os leitores e impedir a queda das tiragens do jornal.

Alguns dos actores que deram vida
a Sherlock Holmes no cinema e na televisão,
o popular detective criado pelo genial
Arthur Conan Doyle

Nascem assim um conjunto de contos magníficos que serão publicados entre Junho de 1898 e Maio de 1899. A genialidade de Conan Doyle sobrevivia ao desaparecimento de Sherlock Holmes, mas mais tarde o escritor decide retomar as aventuras do famoso detective de Baker Street, que afinal tinha sobrevivido à queda nas cataratas, num belo artifício que iria surpreender o próprio Dr. Watson.

Estes contos que foram posteriormente compilados em dois volumes, revelam-nos a imaginação prodigiosa de Arthur Conan Doyle, que convida o leitor a deslindar casos bem intrigantes e que no final se revelam por vezes de uma simplicidade que nos deixa boquiabertos.

Aqui fica o convite para descobrirem a escrita de Arthur Conan Doyle, sem Sherlock Holmes, nestas magnificas “Histórias à Lareira” / “Round Fire Stories”, que a editora Livros do Brasil decidiu oferecer aos leitores e se por acaso temem não gostar destas “short-stories”, experimentem ler um pouco do conto intitulado “A História do Comboio Especial Desaparecido”, o meu favorito!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Arthur Conan Doyle estava cansado de Sherlock Holmes e decidiu matar o popular herói iniciando a feitura destes contos, mas o público e os seus editores insistiram no regresso do célebre detective de Baker Street e assim Sherlock Holmes irá ser ressucitado pelo seu criador, mas estes contos revelam também a genialidade deste escritor que levou o policial ao célebre território literário.

    ResponderEliminar