quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Edward Vesala - “Nan Madol”


Edward Vesala
“Nan Madol”
JAPO Records 60007
1974

Elisabeth Leistola – harp.
Kaj Backlund – trumpet.
Juhani Aaltonen – soprano saxophone, tenor saxophone, flutes, bells, voice.
Seppo Paakkunainen – soprano saxophone, flute.
Pentti Lahti – soprano saxophone, bass clarinet.
Charlie Mariano – alto saxophone, flute, nagaswaram.
Juhani Poutanen – violin, viola, voice, bells.
Sakari Kukko – flute.
Mircea Stan – trombone.
Teppo Hauta-aho – double-bass, voice.
Edward Vesala – drums, percussion, harp, flutes.

1 – Nan Madol – 6:02
2 – Love For Living – 3:47
3 – Call From The Sea – 1:58
4 – The Way Of… - 12:09
5 – Areous Vlor Ta – 12:39
6 – The Wind – 9:23

Edward Vesala
(1945 - 1999)

O baterista finlandês Edward Vesala foi um dos nomes mais fascinantes da cena do denominado jazz avant-garde europeu, que infelizmente nos deixou quando ainda tinha muito para nos oferecer da sua arte como baterista e compositor, sendo o álbum "Nan Madol" um desses testemunhos incontornáveis de como a sua música era uma verdadeira torrente de magia, que terminava por desaguar nas mais diversas direcções, de forma surpreendente.

O álbum “Nan Madol” de Edward Vesala foi editado inicialmente na editora JAPO Records em 1974, da qual um dos responsáveis foi Manfred Eicher, o fundador da ECM Records, que depois o irá reeditar em 1976 com o selo ECM Records.

Todos os álbuns da JAPO Records irão ser comercializados e fabricados pela ECM Records. “Nan Madol” de Edward Vesala foi gravado nos dias 25 e 26 de Abril de 1974 no Alppi Studio, Helsinki, por Harry Bergman e Misturado por Manfred Eicher e Jan Erik Kongshaug. Fotografia da capa do álbum de Pawel Lucki. Fotografia de Erik Uddstrom. Layout de Dieter Bonhorst. Todos os temas foram compostos e tiveram arranjos de Edward Vesala.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Edward Vesala (1945 - 1999) foi um excelente baterista e compositor que gravou inúmeros discos, incluindo em nome próprio, sendo o álbum "Nan Mandol" uma das suas mais brilhantes obras. Recorde-se que este disco virá a ser reeditado pela ECM Records de Manfred Eicher surgindo com uma nova capa.

    ResponderEliminar