"Pride and Prejudice"
with illustrations by Hugh Thomson
hand coloured by Barbara Frith
Posfácio: Henry Hitchings
Páginas: 496
Collector's Library
Durante vários anos aqui em casa diziam que era uma lacuna eu nunca ter lido nenhum romance da Jane Austen e eu em minha defesa respondia que tinha visto os filmes. E até tinha visto a película "O Clube de Jane Austen" em que um dos personagens julgava que os romances eram sequelas. Como adoro esta edição de "Pride and Prejudice", que mora aqui em casa, decidi finalmente ler o mais famoso romance da escritora inglesa.
Jane Austen
(1775 - 1815)
Jane Austen que viu publicado este seu romance ainda em vida, embora a autoria fosse atribuída a um autor anónimo, faz ao longo de "Orgulho e Preconceito" / "Pride and Prejudice" uma critica à literatura da época, derrubando convenções e introduzindo através dos seus heróis pontos de vista bem diferentes do estabelecido. E curiosamente, tantos anos depois, os "herdeiros" do inesquecível Mr. Collins continuam a navegar por aí, fruto da ambição humana.
Tenho de confessar que a escrita de Jame Austen seduz e depois ao recordar-me da famosa série de tv que ofereceu uma nova vida ao livro, verifico que o argumentista seguiu "à letra" os diálogos do livro e fez muito bem!
Colin Firth & Jennifer Ehle
(Orgulho e Preconceito)
Como última nota uma referência às belas ilustrações desta edição da responsabilidade de Hugh Thomson e Barbara Frith, que são uma verdadeira delícia, porque respiram Arte!
Rui Luís Lima
"Orgulho e Preconceito" é o mais célebre livro da escritora britânica Jane Austen, com milhões de leitores, ao longo de diversas gerações, tendo o livro já por diversas vezes adaptado ao cinema, mas também ao pequeno écran, mantendo assim bem vivo a genialidade desta romancista. Esta edição inglesa é de uma qualidade imbatível com as suas gravuras e formato, que levam os leitores a olharem para ele como um belo tesouro literário.
ResponderEliminar