sábado, 5 de outubro de 2024

Os 10 Melhores Filmes de Sempre para a Crítica Cinematográfica!


Os 10 Melhores Filmes de Sempre para a Crítica Cinematográfica!

A revista “Sight and Sound” promove todas as décadas um inquérito junto da crítica cinematográfica mundial, acerca dos 10 melhor filmes de sempre. Já vimos anteriormente a opinião dos cineastas, vejamos agora a votação da crítica, onde poderemos encontrar nomes como Peter von Bagh, Michel Chion, Ian Christie, Michel Ciment, Richard Dyer, Roger Ebert, Kent Jones, Donald Richie, Jonathan Rosenbaum, Tadao Sato, David Thomson, Peter Wollen, entre muitos outros.


1 – “Citizen Kane” / ”O Mundo a Seus Pés” (Orson Welles)
2 – “Vertigo”/ ”A Mulher Que Viveu Duas Vezes” (Alfred Hitchcock)
3 – “La Règle du Jeau” / ”A Regra do Jogo” (Jean Renoir)
4 – “The Godfather I e II” / “O Padrinho I e II” (Francis Coppola)
5 – “Tokyo Monogatori” / “Viagem a Tóquio” (Yasujiro Ozu)
6 – “2001: A Space Odyssey” / “2001:Odisseia no Espaço” (Stanley Kubrick)
7 – “Bronenosets Potemkine” / “O Couraçado Potemkine” (Sergei Eisenstein)
7 – “Sunrise” / “Aurora” (F.W.Murnau)
9 – “8 ½” (Federico Fellini)
10 – “Singin’In the Rain” / “Serenata à Chuva” (Stanley Donen/Gene Kelly)


Como poderemos verificar tanto os cineastas como os críticos cinematográficos que responderam ao inquérito da “Sight and Sound” ambos consideram “Citizen Kane” como o Melhor filme de sempre. Mas ao contrário dos cineastas, a crítica colocou nos dez primeiros duas películas da época do mudo: “O Couraçado Potemkine” e “Sunrise”, respectivamente de Eisenstein e Murnau. Poderíamos dizer que Griffith e Chaplin estão ausentes dos dez mais, no entanto é sempre difícil fazer uma lista destas devido às obras-primas que a Sétima Arte tem oferecido ao mundo.


Nos três primeiros lugares temos um americano, um inglês e um francês… fazendo ainda parte da lista um japonês (Ozu – tão amado pela crítica), um russo (Eisenstein), um alemão (Murnau) e um italiano (Fellini). Apenas David Lean, Vittorio de Sica e Akira Kurosawa saíram da lista dos dez melhores da crítica cinematográfica. Porém Akira Kurosawa figura na lista da crítica no 11º lugar com “Os Sete Samurais” e em 13º lugar com “Às Portas do Inferno”, verificando-se uma certa proximidade entre as duas listas, a que não será alheia a cultura cinematográfica dos participantes, sejam eles cineastas ou críticos.


O Cinema contínua a ser a síntese de todas as Artes.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário