sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Kenny Wheeler - "Gnu High"


Kenny Wheeler
"Gnu High"
ECM 1069
ECM Records
1976

Kenny Wheeler – Fliugelhorn.
Keith Jarrett – Piano.
Dave Holland – Double Bass.
Jack DeJohnette – Drums.

1 – Heyoke - 21:49
2 – Smatter - 5:58
3 – Gnu Suite – 12:49

Kenny Wheeler
(1930 - 2014)

Kenny Wheeler é um dos mais importantes intérpretes do jazz na arte do fliscorne, também utilizando por vezes o trompete nas suas actuações e gravações discográficas. Este músico e compositor canadiano nasceu em Toronto em 1930 e partiu para Inglaterra em 1952, começando a dar nas vistas no célebre Festival de Jazz de Newport, um dos mais importantes Festivais do continente americano.

Ao longo da sua carreira percorreu caminhos tão diversos como o free-jazz e o jazz-rock, mas será na ECM, através do produtor Manfred Eicher, que irá impor o seu lirismo, ajudando a construir o célebre som da editora, o famoso jazz de câmara.

Keith Jarrett

Em 1975, Kenny Wheeler grava para a ECM o álbum “Gnu High” em quarteto e convém dizer que este quarteto é de luxo, porque nele temos o pianista Keith Jarrett, o contrabaixo de Dave Holland e a bateria de Jack DeJohnette, três músicos que se conhecem muito bem, desde essa época em que os três participaram no colectivo de Miles Davis, que abriu novos caminhos ao jazz.

Dave Holland

“Gnu High” inicia-se com o tema “Heyoke”, que preenche o lado A do álbum, onde ao longo dos seus 21’49’’ há espaço para todos eles nos oferecerem os seus solos magníficos, explorando de forma perfeita as atmosferas criadas pelo fliscorne de Kenny Wheeler. Já “Smatter”, o curto tema seguinte, que abre o lado B do álbum, revela-nos uma bela composição melódica retratando de forma intensa a genialidade do músico, que lidera a formação, sendo todos os temas da autoria de Kenny Wheeler. O álbum termina com a “Gnu Suite” onde, mais uma vez, a empatia entre os músicos é notória, nascendo o belo” swing” do fliscorne de Kenny Wheeler de forma intensa, num quente e caloroso convívio.

“Gnu High” de Kenny Wheeler espelha de forma perfeita a corrente jazzistica deste quarteto, que conjuga o intimismo e o “swing” com a improvisação, transformando este registo discográfico numa obra a escutar atentamente.

Jack DeJohnette

Gravado em Junho de 1975 no Generation Sound Studios, New York City, por Tony May e Misturado por Martin Wieland. Capa/Fotografia de Tadayuki Naito. Layout de Barbara Wojirsch. Produzido por Manfred Eicher. “Gnu High” e o primeiro trabalho como líder gravado por Kenny Wheeler, para a ECM Records, que marca o início de uma colaboração entre este músico e a editora alemã de Munique, que se irá estender até ao final da vida deste inesquecível músico e compositor nascido em Toronto a 14 de Janeiro de 1930 e falecido em Londres a 18 de Setembro de 2014. O álbum “Gnu High” de Kenny Wheeler foi também editado na série “ECM Touchstones”, de baixo custo. Todos os temas são da autoria de Kenny Wheeler.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário