Procol Harum
"Grand Hotel"
Chrysalis
1973
Gary Brooker - piano, vocals
Alan Cartwright - electric bass, acoustic bass
Mick Grabhan - electric guitar
Cris Copping - organ
B. J. Wilson - drums
Keith Reid - composer
Christiane Legrand - vocals
Se os King Crimson, na sua primeira fase, tiveram Pete Sinfield como o letrista da banda, já os Procol Harum devem a Keith Reid os belos poemas que navegam neste "Grand Hotel", sendo sempre curioso reparar que nas fotos do interior deste álbum desdobrável, da época do vinil, temos Keith Reid a apresentar a banda. Nesse ano de 1973, todos os temas deste álbum tocavam no FM, com especial destaque para os temas de abertura de cada lado do álbum.
Na época do cd, na reedição deste disco (gosto desta palavra primitiva) foram incluídos temas extras, que cada vez mais dispenso escutar, porque o que gosto mesmo é de recordar o álbum como o que conheci nesse ano de 1973, depois de o ter "adquirido" através de uma troca pelo álbum da Suzy Quatro, "Can The Can", que já andava cansado de ouvir, ao contrário do que viria a suceder com os Procol Harum e este "Grand Hotel", embora o fabuloso Robin Trower, já tivesse saído da banda, para encetar uma carreira a solo.
Rui Luís Lima
Procol Harum
"Grand Hotel"
Os Procol Harum tinham a caracteristica do grupo possuir um letrista que se encarregava de criar os poemas da banda tal como sucedeu com os King Crimson e o seu poeta Peter Seinfield, já os Procol Harum tinham em Keith Reid "o poeta de serviço" que neste álbum intitulado "Grand Hotel", um dos mais célebres desta banda de "progressive rock", surge numa foto a apresentar a banda. "Grand Hotel" foi um dos mais célebres trabalhos discográficos dos Procol Harum surgindo nos Top Ten dos álbuns da época.
ResponderEliminar