quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Scott McKenzie - "The Voice of Scott McKenzie"


Scott McKenzie
"The Voice of Scott McKenzie"
Ode Records
1967

Nesse ano de 1967 em que ainda tinha apenas um digito de idade, Scott McKenzie e o seu "San Francisco" tocava imenso no meu rádio amarelo, sobre o qual já escrevi aqui e nesse ano fui com a minha avó comprar o primeiro gira-discos a uma loja na baixa de Lisboa chamada Vapedrone e com o aparelho foram comprados uns singles e EPS: Amália para a minha avó; Tony de Matos para a minha mãe e o Rui pretendia o "San Francisco" do Scott McKenzie e o simpático vendedor trouxe-lhe o "I Left My Heart in San Francisco" do Tony Bennett!

Fiquei a olhar para a célebre ponte na capa do disco e pedi para escutar (já era um bocadinho "chato" nestas coisas e só as simpáticas miúdas da Discoteca Melodia viriam a ter paciência para me aturar no futuro) e quando começo a escutar o Tony Bennett disse logo à minha avó que não queria aquele disco. O vendedor simpático veio falar comigo insistindo que só havia aquele "San Francisco" e nessa altura veio-me à memória a guerra do chocolate "Candy-Bar" no Cinema Europa (já contada aqui) e então disse que não queria disco nenhum. Eu, que passava a escutar música de "banana no ouvido", não queria nenhum disco. Mas a minha avó, que sempre me conheceu bem, insistiu comigo e sugeriu o Raphael e o "Yo Soy Aquele" que representara a Espanha no Festival da Eurovisão e que eu cantava lá por casa e assim o meu primeiro disco foi o Raphael e não o Scott McKenzie, que ainda oiço aqui por casa.

Em finais dos anos 90, quando visitei finalmente San Francisco e depois de ter atravessado a célebre Ponte armado em Clint Eastwood, ao volante de um Chevy, ao parar para perguntar onde ficava a Vanessa Street, onde iriamos pernoitar durante uns dias, recordei-me de Scott McKenzie e depois de me terem elucidado que eu pretendia era a Van Ness Street, lá seguimos rua acima, enquanto mentalmente cantava "San Francisco be sure to wear flowers in your head".

Rui Luís Lima

"San Francisco (Be Sure To Wear Flowers in Your Head)"
Scott McKenzie

Sem comentários:

Enviar um comentário