terça-feira, 22 de outubro de 2024

Tolstoi - "Guerra e Paz"


Tolstoi
"Guerra e Paz"
Biblioteca Popular Minerva (6 volumes)
Páginas: 250 +- por volume
Editorial Minerva

Quando me cruzei com Tolstoi e a sua "Guerra e Paz" nos finais dos anos 60 e ainda com a idade de um digito, ele chamava-se aqui no burgo Leão Tolstoi mas, anos mais tarde, passou a Leon Tolstoi, com a chegada do novo milénio foi "baptizado" de Lev Tolstoi, mas ao preparar este post também o descobri como Liev Tolstoi, por tudo isto e não querendo confundir alguém que passe por aqui, optei por referir-me a este génio da Literatura simplesmente como Tolstoi.

"Guerra e Paz"
Obra editada em 6 volumes
Minerva

Vamos então a uma memória de um dia de verão, na companhia da minha avó, que me tinha comprado os seis volumes da Minerva a meu pedido nesse ano na Feira do Livro, que na época se situava na avenida da Liberdade e como já era tradição chovia torrencialmente. Assim estivemos abrigados numa pastelaria e só quando a chuva abrandou lá fomos ver os livros. Nessa época tinha começado a trocar as leituras dos "Bravos do Oeste" e da "Patrulha de Combate" pelos russos que tinha descoberto: Maximo Gorki (fiquei fascinado com o "Infância" e as personagens da avó e o neto, que li várias vezes), Dostoievski e Tolstoi.

Tolstoi
(1828 - 1910)

Dias depois vinha com a minha avó no eléctrico 24 que na época tinha um atrelado e eu agarrado ao livro de Tolstoi, sentado a ler, desde o Alto de S. João; quando chegámos a Campolide deram-me um encontrão que até o livro me fugiu das mãos, lá o apanhei do chão com a capa dobrada para meu infortúnio e perdido no meio da batalha que se desenrolava nas páginas do "Guerra e Paz", já não sabia quem era quem e assim tive que voltar atrás umas quantas páginas e retomar a leitura até chegar ao Carmo, término do 24 da Carris e nosso destino final.

Audrey Hepburn & Henry Fonda
"Guerra e Paz" - Henry King
Ano: 1956

Na época desconhecia que o Henry Fonda e a bela Audrey Hepburn entravam no filme realizado por Henry King em 1956, que só vi recentemente, mas Tolstoi, com Leão, Leon ou Lev no nome regressou recentemente ao meu convívio com o fabuloso "Ressurreição" e continuo a interrogar-me porque razão os editores portugueses não gostam do formato dos livros de bolso?

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário