Fritz Lang
"Hara-Kiri" / "HaraKiri"
(Alemanha - 1919) - (86 min. - P/B - Mudo)
Paul Biensfeldt, Lil Dagover, Georg John.
Neste século XXI, o cinema mudo está a transformar-se no eterno esquecido, quando foi precisamente nele que a Sétima Arte nasceu, oferecendo-nos obras cinematográficas incontornáveis, ao mesmo tempo que criava a sua própria linguagem e o seu vocabulário universal.
E se muitas delas posteriormente irão ser consideradas perdidas, algumas no entanto irão terminar por ser redescobertas, como sucedeu com este "Harakiri" do cineasta alemão Fritz Lang, que renasceu das "cinzas" em 1986 em Amsterdão, através desta cópia restaurada pelo Filmmuseum em colaboração com a Cinemateca de Bolonha.
"Harakiri" torna-se assim no segundo filme da filmografia de Fritz Lang, datado de 1919, recorde-se que outras duas películas do mesmo ano, "Halbblut" e "Der Herr der Liebe", nunca foram recuperadas. "Harakiri" oferece-nos a adaptação cinematográfica da célebre "Madame Butterfly", que tem em Lil Dagover, uma das grandes estrelas do Mudo, o rosto perfeito para incorporar a famosa história trágica de O-Take-San.
Rui Luís Lima
Considerado perdido durante largos anos "Hara-Kiri" de Fritz Lang leva ao grande écran do cinema mudo, a célebre ópera de Giacomo Puccini, numa adaptação cinematográfica brilhante, que bem merece ser redescoberta por todos os amantes da sétima arte.
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