No pós 25 de Abril de 1974, ou seja no século passado, começaram a nascer os Centros Comerciais e Algés não foi excepção, se bem que este Centro Comercial, de pequenas dimensões, se situasse no início do que era considerada a zona mais chique de Algés, ou seja Miraflores, passando a ser local de passeio habitual.
Cinema 2000
Desse Centro Comercial fazia parte o Cinema 2000, tendo sido inaugurado nos anos setenta do século passado e embora não possa precisar a data, vi recentemente um bilhete (numa busca na net) de 1977.
“2001 Odisseia no Espaço”
Stanley Kubrick
Um dos primeiros filmes a ser visto lá por toda a família, numa excursão nocturna (da qual eu não fiz parte, por ser ainda muito pequena), foi a famosa película de Stanley Kubrick “2001 Odisseia no Espaço” / “2001: A Space Odyssey”, numa reposição. Sei que as mais novas que participaram na dita “excursão” adormeceram. Tal foi a má opinião que trouxeram do filme, que eu só ganhei coragem para o ver, muitos anos mais tarde: não adormeci e adorei!
“Uma Ilha no Tecto do Mundo”
Robert Stevenson
Este cinema estará para sempre ligado na uma ida rara ao cinema com o meu pai, para ver “Uma Ilha no Tecto do Mundo” / “The Island at the Top of the World” do Robert Stevenson (e acabei de descobrir que andei enganada a vida toda, porque sempre pensei que o filme se baseava num livro do Jules Verne).
“Flash Gordon”
Mike Hodges
Mas também por lá vi o célebre “Flash Gordon” de Mike Hodges (visto em Maio de 1981), em que se destacam o Max Von Sydow como Ming e o Topol (o célebre actor de “Um Violino no Telhado” / “Fiddler on the Roof”) como Dr. Hans Zarkov e sobretudo a banda sonora mais que perfeita dos Queen. Outra película que me ficou na memória para sempre foi o célebre “Bambi”, numa sala cheia de criançada e eu já com os meus 15 anos.
"Bambi"
Walt Disney
Foi também no Cinema 2000 que vi pela primeira vez a película “Oficial e Cavalheiro” / “An Officer and a Gentleman” de Taylor Hackford. Recordo-me bem que nessa época, no liceu, era generalizada a paixão pelo Richard Gere.
“Oficial e Cavalheiro”
Taylor Hackford
Terão sido muitos mais os filmes que por lá vi, mas estes são os que ficaram na minha memória.
Nos dias de hoje o Cinema 2000 e o seu espaço envolvente de lojas estão praticamente abandonados, como muitos dos espaços/centros comerciais de pequena dimensão, que no século passado eram locais de convívio e fizeram furor.
Paula Nunes Lima
Uma bela sala de cinema às portas da capital que tinha um público fiel e uma boa programação.
ResponderEliminar