“Com Todo o Meu Coração” / “I’ll Be Seeing You”
(EUA – 1944) - (85 min. – P/B)
Ginger Rodgers, Joseph Cotten, Shirley Temple.
O nome de baptismo deste cineasta nascido na Alemanha é Wilhelm Dieterle, tendo iniciado a sua carreira como actor na década de vinte, trabalhando com as grandes estrelas do cinema alemão, mas ao surgir a década de 30 partiu para a América, onde ingressou nos quadros da Warner Brothers, para trabalhar nas versões alemãs dos filmes de Hollywood, para serem exibidos nos cinemas alemães e rapidamente se tornou num realizador de referência destes famosos Estúdios, tendo mudado o nome para William Dieterle. E se este nome nada lhe diz, aproveito para referir que se trata do cineasta do mais que perfeito e surrealista filme, “O Retrato de Jennie” / “Portrait of Jennie”, um dos mais belos filmes da Sétima Arte.
Passando a Ginger Rodgers, a actriz protagonista deste fabuloso filme de Natal intitulado “Com Todo o Meu Coração” / “I’ll Be Seeing You”, convém referir que a célebre estrela odiava fazer musicais, que era a única “coisa” que os Estúdios lhe ofereciam, fazendo par com o famoso Fred Astaire, sendo a grande ambição de Ginger Rogers ser considerada uma boa actriz dramática e, quando teve oportunidade de provar isso mesmo, conseguiu surpreender o universo cinematográfico.
Para terminar esta “introdução”, confesso que vi este filme pela primeira vez na adolescência, na televisão, numas férias grandes, em que a RTP exibia filmes clássicos durante as tardes, ao longo da semana e onde descobri alguns dos meus cineastas e actores favoritos.
Este filme, realizado em plena Segunda Grande Guerra, conta-nos a história de dois seres deserdados da sorte, que se irão encontrar nas vésperas de Natal num comboio. Ele, um militar em convalescença, sem família e sem amigos, saído de um hospital psiquiátrico devido a ferimentos de guerra por 10 dias, e ela uma presidiária, que teve autorização de passar o Natal com a família durante os oito dias em que irão durar as Festividades.
A forma como William Dieterle nos oferece o argumento deste filme, com uma direcção de actores sublime e interpretações prodigiosas por parte dos seus protagonistas, onde até Shirley Temple nos surpreende, bem merece ser redescoberto.
Faltam 5 dias para o Natal!
Paula e Rui Lima
Um clássico do cinema a visitar o Natal com interpretações inesqueciveis de Joseph Cotten, Ginger Rodgers que se revela uma excelente actriz dramática e uma adolescente chamada Shirley Temple que foi uma enorme estrela de cinema em criança!
ResponderEliminar