“A Idade do Gelo 2: Descongelados” / “Ice Age 2: The Meltdown”
(EUA – 2006) – (91 min. / Cor)
A dupla Chris Wedge e Carlos Saldanha começou a dar nas vistas no universo da animação quando, em 1998, assinaram a curta-metragem “Bunny”, uma espantosa animação para adultos, com música de Tom Waits, que deixa o mais comum mortal apaixonado por aquela história de amor, tendo o filme obtido o Óscar da categoria (Melhor Curta-Metragem de Animação) em 1999, para além de diversos prémios em Festivais. E aproveitamos para informar, que esta obra-prima foi incluída, como extra, no dvd “A Idade do Gelo”, editado no nosso país.
E seria precisamente com “A Idade do Gelo” / “Ice Age”, que esta dupla formada por um americano e um brasileiro saltariam decididamente para a ribalta, quando a Twenty Century Fox Animation decidiu oferecer-lhes todos os meios necessários para a feitura do tão desejado filme. Como todos sabemos as aventuras de Manny (o Mamute), Sid (o Preguiça) e Diego (o Tigre) foram um sucesso de bilheteira, mas o que também ficou de imediato na memória de pequenos e graúdos foi essa luta infinita de Scrat com a bolota. E o sucesso deste roedor foi tão grande que, no segundo filme da série, ele possui muito mais “tempo de antena”, ou seja aparece perfeitamente integrado no filme, chegando a esse momento mais desejado, em que no Paraíso descobre a eterna felicidade. Mas, como não podia deixar de ser, Sid irá estragar-lhe os planos.
Após o estrondoso êxito de “A Idade do Gelo”, a dupla Chris Wedge e Carlos Saldanha partiram para uma outra aventura e criaram “Robots”, mas o sucesso a que aspiravam não se concretizou. E como em equipa vencedora não se toca, Saldanha e Wedge atiraram-se à feitura de uma sequela de “A Idade do Gelo”, convocando os nossos bem conhecidos protagonistas do mundo animal, deixando de lado os humanos. Iremos assim descobrir como era a felicidade no reino animal antes desse degelo que iria aumentar o tamanho dos oceanos e invadir a terra. Estamos assim perante esse acontecimento que se traduziu nas mudanças climáticas, devido ao aquecimento global e que levaram à extinção de inúmeras espécies, como todos sabemos.
O nosso conhecido trio, ao ver que o seu vale vai ser invadido pelas águas, decide pôr-se a caminho de um lugar seguro, acompanhando a viagem de todos aqueles que habitavam o vale. Mas, como não podia deixar de ser, ao longo dessa viagem o irrequieto Sid (voz fabulosa de John Leguizamo) irá fazer das suas, ao mesmo tempo que iremos descobrir que o heróico Diego (voz de Denis Leary), tem medo da água porque não sabe nadar. Já o nosso bom amigo Manny (voz de Ray Romano), que pensa ser o último mamute ao cimo da terra, irá descobrir que afinal não está só, quando encontra Ellie (voz de Queen Latifah), mas o problema é que ela não se reconhece com um mamute.
Mais uma vez o sucesso deste segundo capítulo de “A Idade do Gelo: Descongelados” não se fez esperar e Carlos Saldanha e Chris Wedge, em vez de partirem para um novo projecto, decidiram continuar a contar-nos as aventuras de Manny, Sid e Diego, que como todos sabemos é um falso trio, porque só com Scrat (voz de Chris Wedge sempre delirante), poderemos descobrir um dos mais famosos quartetos do universo animado.
“A Idade do Gelo: Descongelados” conseguiu, mais uma vez, levar-nos de regresso até esse mundo mágico chamado infância.
Rui Luís Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário