quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Ralph Towner with Glen Moore - “Trios / Solos”


Ralph Towner with Glen Moore
“Trios / Solos”
ECM 1025
ECM Records
1973

Ralph Towner – guitar, piano.
Glen Moore – bass.
Paul McCandless – oboe.
Collin Walcott – tabla.

1 – Brujo (Ralph Towner) – 5:34
2 – Winter Light (Ralph Towner) – 3:35
3 – Noctuary (R. Towner/ P. McCandlesse/ G. Moore)– 2:22
4 – 1X12 (Ralph Towner) – 2:48
5 – A Belt of Asteroids (Glen Moore)– 6:37
6 – Re: Person I Knew (Bill Evans) – 6:19
7 – Suite 3X12 (Ralph Towner) – 7:12
8 – Raven’s Wood (Ralph Towner) – 5:20
9 – Reach Me, Friend (Ralph Towner) – 3:26

Ralph Towner

Este álbum intitulado com enorme simplicidade de “Trios/ Solos”, marca a estreia do guitarrista Ralph Towner na ECM Records, um músico e compositor que tem permanecido, até aos dias de hoje, na editora de Manfred Eicher e um nome incontornável na editora de Munique, já lá vão mais de quatro décadas. Por outro lado os quatro participantes na feitura deste álbum: Ralph Towner, Glen Moore, Paul McCandless e Collin Walcott, irão constituir a célebre Banda Oregon, que produz uma musicalidade sem fronteiras e onde todos os géneros convivem em perfeita harmonia.

Glen Moore

No tema de abertura deste álbum encontramos Collin Walcott com a sua tabla, na companhia de Ralph Towner e Glen Moore, criando um certo ritmo mágico, que marca decididamente este trabalho discográfico, tal é a forma como ele nos fica na memória. Por outro lado iremos encontrar Ralph Towner a solo em 4 temas e Glen Moore em apenas um, havendo ainda um dueto entre estes dois músicos no tema de autoria desse grande pianista chamado Bill Evans. Já as faixas “Noctuary” e “Raven’s Wood” marcam o encontro de Ralph Towner e Glen Moore, com Paul McCandless e o seu oboé, colorindo os acordes nascidos da guitarra e do contrabaixo.

Paul McCandless

Estamos decididamente numa das mais belas salas de estar do jazz de câmara, um desses locais onde sentimos o respirar dos instrumentos na mais profunda serenidade.

Collin Walcott

Gravado a 27 e 28 de Novembro de 1972 no Sound Ideas Studio, New York, por George Klabin e misturado no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg por Martin Wieland. Produção de Manfred Eicher. Fotografias de H. Paysan e Design de B & B Wojirsch.

Rui Luís Lima

1 comentário: