domingo, 22 de setembro de 2024

Revistas de Música - A Memória do Elefante

A memória do elefante
Nº experimental - 25 Fev. 1970
Nº.1 - 13 - (1971-1974)
Director: Joaquim Lobo
Editor: Jorge de Morais
Colaboradores: António José Fonseca, Jorge Lima Barreto
Mário Gonçalves, Pedro Proença, entre outros.

Esta revista de música e "contra-cultura" editada no Porto de periodicidade indefinida, foi descoberta por mim, no quiosque do Jardim Cinema, situado à entrada do Salão de Jogos, era uma maravilha e sempre que a encontrava, antes de entrar para a sessão de cinema, era "toca a comprar" e ler!


Este jornal dedicado à música e à denominada "contra-cultura" nasceu a 25 de Fevereiro de 1970, com um número experimental, o célebre zero, depois surgiram mais 13 números de 1971-1974 e confesso que era fabuloso!

Rui Luís Lima

"All of My Life"
Ornette Coleman

1 comentário:

  1. A "memória do elefante" era um jornal dedicado à música nas suas mais variadas vertentes, mas assmidamente a navegar nas águas da contra-cultura, por isso mesmo a periocidade não habitava naquela casa, fruto também das dificuldades económicas com que lutavam, já que os leitores não eram muitos, apesar da excelente qualidade dos seus textos.

    Sempre que a encontrava no Quiosque do Jardim Cinema (tinham sempre todas as publicações) comprava logo e aprendia sempre mais um pouco sobre esse universo musical que vivia nas margens e cuja divulgação era muito reduzida, musicalmente falando.

    ResponderEliminar