sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Vasco - “O Ouro e o Ferro” / “O Prisioneiro de Satanás” - Gilles Chaillet


Vasco
“O Ouro e o Ferro” / "L'Or et le Fer"
“O Prisioneiro de Satanás” / “Le Prisonnier de Satan”
Arte: Gilles Chaillet
Argumento: Gilles Chaillet
Colecção: Clássicos da Revista Tintin nº,8
Páginas: 96
Álbum: Asa/Público

A Idade Média na História teve diversos personagens na banda desenhada, alguns deles até já passados ao cinema, como é o caso de “Príncipe Valente” de Hal Foster e a banda desenhada franco-belga também os viu surgir como foi o célebre Chevalier Ardent, criado por François Craenhals no início da década de 70, que surgiu nas páginas da revista Tintin (edição portuguesa). Mas será também nessa mesma revista que Gilles Chaillet irá lançar o seu herói Vasco, fruto da sua paixão pela História e mais concretamente pelo período da Idade Média, século XIV.

Gilles Chaillet
(1946 - 2011)

Esta história de Vasco, intitulada “O Ouro e o Ferro” foi publicada em simultâneo na revistas “Tintin” (belga) e “Nouveau Tintin (francês) no ano de 1980, sendo a primeira aventura deste herói, cujo criador não tinha pensado inicialmente numa série, mas devido ao sucesso obtido e à sua paixão pelo tema, Gilles Chaillet decidiu dar-lhe continuidade, criando uma obra com traços realistas e um excelente trabalho de reconstituição de época, fruto dos seus trabalhos anteriores.


“O Ouro e o Ferro" de Gilles Chaillet” ainda iria ser publicada no Tintin português, mas o fim dessa publicação de banda desenhada irá deixar a história incompleta, surgindo mais tarde editada em álbum. Já a aventura de Vasco intitulada “O Prisioneiro de Satanás” / “Le Prisonnier de Satan”, surgiu publicada pela primeira vez na revista Tintin Hebdo (francesa), no sistema “em continuação”, de 17 de Novembro de 1981 a 12 de Janeiro de 1983, respectivamente nºs. 323 a 331.

Recorde-se que este herói da banda desenhada, com a Idade Média como pano de fundo, surgiu pela primeira vez em Portugal, na saudosa revista Tintin, em Maio de 1982.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário