Salas de Cinema - Cinema Restelo!
Para fechar o trio de cinemas a que mais vezes fui na vida, não posso deixar de lado o Cinema Restelo, que foi inaugurado nos anos 50, do século passado, substituindo de alguma forma o Belém-Cinema.
Cinema Restelo
Este cinema fazia as nossas delícias também pela sua enorme bola de espelhos, que nos fascinava enquanto a luz não se apagava para dar lugar a essa maravilhosa fábrica de ilusões que é o cinema.
"Oficial e Cavalheiro"
Taylor Hackford
Aqui repeti “Oficial e Cavalheiro” / “An Officer and a Gentleman” de Taylor Hackford, um dia depois de o ver no Cinema 2000 e só posso dizer que o coração tem razões que o próprio cinema desconhece.
"Dune"
David Lynch
Foi também nesta sala que vi o famoso filme de ficção-cientifica “Dune” realizado pelo David Lynch e fiquei para sempre deslumbrada com os desertos (se bem que dispensasse as cenas com o Sting e as borbulhas) e ainda o filme “Mad Max Para Além da Cúpula do Trovão” / “Mad Max Beyond Thunderdome”, de George Miller, com Mel Gibson e a Tina Turner (que devia ter ficado pelas cantigas).
"Mad Max - Para Além da Cúpula do Trovão"
George Miller
O grande écran da sala do cinema Restelo ainda hoje me enche de saudades. Do seu balcão, nas primeiras filas, tinha-se a noção que se via as mais belas imagens que uma câmara consegue projectar, oferecendo ao espectador esse desejo maravilhoso de conviver com os astros e as estrelas da Sétima Arte que povoavam o nosso imaginário, levando-nos a viver romances impossíveis, que geralmente terminavam com os famosos “Happy-Ends”, ou essas aventuras em espaços e territórios inóspitos transmitindo as mais diversas emoções a todos como eu que adoram uma boa história com princípio, meio e fim.
Nos dias de hoje, esse belo espaço que foi habitado pelo Cinema Restelo, foi transformado em zona comercial ficando para sempre esquecida a sua função primordial: a exibição de filmes num grande écran!
Paula Nunes Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário