sábado, 19 de outubro de 2024

A Capital - 2ª Série


A Capital - 2ª Série
Nº1 - 21 de Fevereiro de 1968
Último Número: 30 de Julho de 2005
Primeiro Director: Norberto Lopes
Preço: 1$00
Ano: 1968

Quem conhece o meu blog já percebeu que leio jornais desde tenra idade e comecei a sujar as mãos a preparar os jornais para venda na Tabacaria. Ao reiniciar estas minhas memórias dos jornais, tinha que começar por "A Capital", porque foi o primeiro jornal que comprei com o meu próprio dinheiro, nesse ano de 1968, tinha 9 anos, pela simples razão que às segundas-feiras o suplemento de "A Capital" era o "Quadradinhos", uma bela revista de banda desenhada, que se dobrava e cortava e ficava em formato A4.


Gosto muito de olhar o passado da Imprensa e ler os jornais e revistas que se publicavam no século passado, em que o jornalismo era sinónimo de muitas "coisas" belas. E por isso mesmo gostaria de referir que "A Capital", quando surgiu com uma nova vida, era fruto de um conjunto de Jornalistas oriundo do "Diário de Lisboa" e que geriam "A Capital" como uma Cooperativa de Jornalistas, uma novidade na época. De referir ainda que, todos os dias, havia um suplemento temático (algo que o jornal Público, quando surgiu, viria também a ter muitos anos depois), sendo a última página desses suplementos temáticos dedicada a uma banda desenhada (página dominical).


Porque me lembro disto!? Jornais não faltavam lá por casa, a minha avó trazia-os para o neto cortar e colecionar as bandas desenhadas e eu enchia os cadernos com tiras de banda desenhada.😀 Depois comecei a ler as páginas do internacional e as da cultura, fui fixando nomes e abrindo os horizontes, muitas vezes nos primeiros tempos só percebia metade do que lia, mas não desistia e ainda havia a malta que escrevia nas entrelinhas, por causa dos tipos do "exame prévio" (censura) e foi com este pessoal que eu formei a minha opinião sobre o mundo em que vivemos.

Pela direcção de "A Capital" passaram nomes como Mário Neves, Rudolfo Iriarte, Francisco Sousa Tavares, David Mourão Ferreira, Cáceres Monteiro, que como jornalistas me deixam enormes saudades.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário