sábado, 19 de outubro de 2024

“F. Carneiro Mendes” - José de Matos Cruz


“F. Carneiro Mendes”
José de Matos Cruz
Páginas: 24
Cinemateca Portuguesa

Estamos perante mais um livro da célebre colecção “Figuras do Cinema Português” de que Luís de Pina foi o principal impulsionador e desta feita será o crítico de cinema José de Matos Cruz o responsável pela feitura do volume dedicado a Fernando Carneiro Mendes, um desses homens que elaborava a viagem da criação de um filme, mas o melhor é dar a palavra a José Matos Cruz que refere na introdução deste volume que “Carneiro Mendes ocupava-se de todas as operações, da rodagem ao lançamento: realização e fotografia, montagem e revelação, produção e apresentação(…).Tendo desenvolvido uma actividade solitária em 1932-63, particularmente intensa na década de trinta, Carneiro Mendes rodou cerca de quarenta filmes, alguns dos quais de cariz familiar.”

Este livro, desta bela colecção, com grafismo de Judite Cília, está dividido por uma introdução, à qual se segue uma biografia de F. Carneiro Mendes, acompanhada de uma bem elaborada filmografia acompanhada de diversos fotogramas. Estamos perante uma edição datada de 1986, importante no contributo da História e preservação da memória cinematográfica no nosso país.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Estamos perante um entusiasta da matéria cinematográfica chamado Fernando Carneiro Mendes, como nos rcorda neste livro o crítico de cinema José de Matos Cruz, que tinha a seu cargo dos passos para concretizar a feitura de um filme.

    ResponderEliminar