John Fowles
"A Amante do Tenente Francês" / "The French Lieutenant's Woman"
Páginas: 360
Editorial Presença
«O vento de leste é o mais desagradável na Baía de Lyme - sendo a Baía de Lyme aquela maior dentada na parte inferior da longa perna sudoeste da Inglaterra - , e uma pessoa curiosa poderia imediatamente ter tecido várias boas hipóteses acerca do par que começou a passear ao longo do cais em Lyme Regis, o pequeno mas antigo epónimo da dentada, numa cortantemente fria e ventosa manhã dos fins de Março de 1867».
John Fowles
in ""A Amante do Tenente Francês"
John Fowles
(1926 - 2005)
Foram alguns os que viram a excelente adaptação cinematográfica de "A Amante do Tenente Francês" saída das mãos de Harold Pinter, para a realização de Karel Reisz, mas serão certamente poucos os que leram o genial romance de John Fowles, que nos oferece um retrato de época fabuloso, e ainda tem tempo para conversar com o leitor sobre o livro, as personagens que criou e a época que retratou de forma inesquecível.
Meryl Streep & Jeremy Irons
"A Amante do Tenente Francês" / "The French Lieutenant's Woman" é um desses livros que depois de ser lido (um capítulo por dia para saborear de forma perfeita este livro, que derruba todas as fronteiras literárias), nunca mais se esquece e se torna um desses belos livros que nos acompanha para o resto da vida.
Rui Luís Lima
Muitas vezes descobrimos livros através das adaptações cinematográficas que surgem, mas no caso de "A Amante do Tenente Francês" de John Fowles deveremos sempre ler o livro porque ele possui uma genialidade literária única revelando o escritor um saber único e por isso mesmo este livro bem merec ser redescoberto apesa r de se conhecer o filme. Estamos perante uma obra-prima da literatura!
ResponderEliminar