domingo, 20 de outubro de 2024

Salas de Cinema - Chiado Terrasse!


Salas de Cinema - Chiado Terrasse!

Na Rua António Maria Cardoso existiram, em tempos idos, duas salas de cinema, o São Luíz e o Chiado Terrasse, que guardo na memória com imenso carinho, porque foi nele que entrei pela primeira vez numa cabine de projecção, graças à gentileza do Sr. Raul, pessoa conhecida da minha avó e que me mostrou, com enorme carinho e satisfação, como tudo funcionava, para meu grande fascínio, nessa idade mágica dos oito anos.

Chiado Terrasse


Mas voltemos um pouco atrás para sabermos como nasceu este belo cinema de bairro. Os proprietários do Chiado Terrasse, quando decidiram a sua construção, tinham em mente um espaço dedicado ao célebre Animatógrafo, que na época, 1908, começava a fazer as delícias dos habitantes da capital e curiosamente muitos chamavam-lhe “Animatógrafo falado”, porque alguns profissionais do teatro colocavam-se por detrás do palco e davam fala às personagens quando surgiam os célebres intertítulos, mas nem só o cinema viveu no Chiado Terrasse, porque também o denominado Teatro de Revista teve ali lugar, como alguns saraus musicais.

Abbott & Costelo

Nos anos 30, do século passado, foi remodelado, recorde-se que tinha um jardim interior com esplanada que posteriormente iria ar lugar à sala que eu conheci na segunda metade dos anos sessenta e onde vi as célebres “cowboiadas”, com Zorros e Ringos, o meu amigo Tarzan, mas também às comédias de duas duplas famosas na época e que faziam as minhas delícias: Abbott e Costelo, em particular o filme “A Galinha dos Ovos de Ouro” / “Jack and the Beanstalk”, que me faziam rir imenso, cujos filmes eram a preto e branco e essa outra dupla, por vezes já a cores, constituída por Jerry Lewis e Dean Martin, sendo um dos meus favoritos a película “O Rei do Laço” / “Partners”,

Dean Martin & Jerry Lewis

Mas se nas comédias a minha idade de um digito terrestre não era problema, já nos “westerns” a presença da minha avó facilitava a entrada nos filmes para 12 anos ao miúdo alto, que tinha ainda a idade de um digito, até que chegou essa sessão da noite em que passava o “Ulisses” com Kirk Douglas, Silvana Mangano e Anthony Quinn, realizado pelo cineasta italiano Mario Camerini e com produção de uma dupla de peso constituída por Carlo Ponti e Dino de Laurentis e nessa noite foi-me impedida a entrada, porque era bem visível para o senhor da portaria que eu não tinha idade para ver o filme.

Kirk Douglas & Silvana Mangano
"Ulisses"
Mario Camerini

Mas com quem ele não contava, nem eu, que fiquei bastante enfiado, foi com a minha mãe, que decide apresentar os seus argumentos sobre a minha idade, chegando a ameaçar que ía buscar o meu BI a casa para lhe mostrar. Tínhamos então o “senhor zeloso”, o polícia, o bombeiro que entretanto chegara e aquela “polícia nada simpática”, que andava de gabardina, chapéu e lia o jornal “A Época” e que “trabalhava” do outro lado da rua.

Já me estava a ver atrás das grades como nos filmes, e só ao fim de quase vinte minutos de troca de argumentos entre a minha mãe e o “senhor zeloso”, me deixaram entrar e quando me sentei já o célebre “Ulisses” rodava a alta velocidade, ou seja tinha perdido cerca de 18 minutos de filme, algo que descobri meio-século depois, após ter visto o filme no pequeno écran, em cópia restaurada, no Canal “Arte” e valeu a pena, porque a película é fabulosa e as cores são verdadeiros frescos.

Ingrid Bergman & Gary Cooper
na obra de Ernest Hemingway
"Por Quem os Sinos Dobram"
Sam Wood

O Chiado Terrasse encerrou portas no início dos anos setenta, (30/06/1971), mas recordo muito bem da última sessão dupla que por lá vi, porque foram dois filmes que me marcaram. O primeiro foi o famoso “Por Quem os Sinos Dobram” / “From Whom The Bells Tolls”, realizado pelo Sam Wood, com a Ingrid Bergman (linda!) e o Gary Cooper, baseado no célebre livro de Ernest Hemingway, que eu ainda não sabia que se iria tronar um dos meus escritores de cabeceira, outro filme que revi recentemente.

Roger Moore
"O Cântigo da Carne"
Irving Rapper / Gordon Douglas

Já a outra película, intitulada “O Cântico da Carne” / “The Miracle”, datada de 1959, tinha a particularidade de ter como protagonista Roger Moore, que eu “conhecia muito bem” da televisão, mas nunca tinha visto no grande écran e cuja acção se desenrolava em Espanha durante as célebres invasões Napoleónicas, contando ainda com a presença da bela Carroll Baker e tendo a particularidade de ter tido dois realizadores: Irving Rapper e Gordon Douglas.

A bela Ingrid Bergman de cabelo curto!
"Por Quem os Sinos Dobram"
Sam Wood

Mas se me perguntarem de que me recordo mais nas minhas memórias da sala do Chiado Terrasse, terei que confessar que é da alegria das sessões para os mais pequenos no período do Carnaval, a famosa cabine de projeção e claro a Ingrid Bergman, linda, de cabelo curtinho!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário