Klaus Schulze
“Irrlicht”
“Quadrophonische Symphonie fur Orchester und E-Maschine”
Ohr / Brain
1972
Klaus Schulze – Organ, guitar, percussion, zither, voice.
Colloquium Musica Orchestre
1 – Satz:Ebene – 23:23
2 – Satz Gewitter –(Energy Rise – Energie Collaps) – 5:39
3 – Satz: Exil Sils Maria – 21:25
4 - Dungeon – 24:00
Klaus Schulze
(1947 - 2022)
Gravado em 1972, “Irrlicht”,o primeiro álbum a solo do antigo baterista dos Ash Ra Tempel, que também gravou com essa Instituição chamada Tangerine Dream, surpreendeu na época os meios musicais com este seu trabalho, que irá contar com a participação da Colloquium Music Orchestra. Aquando das reedições em cd da obra discográfica de Klaus Schulze e sendo o espaço de gravação permitido pelo formato cd maior do que aquele existente no vinil, o tema “Dungeon” surge como “bónus track”, na reedição em cd surgida em 2006, que faz uma bela parceria com as restantes três faixas que constituem “Irrlicht”.
Recordo que Klaus Schulze infelizmente deixou-nos a 26 de Abril de 2022. mas a sua obra discográfica permanece bem viva entre os fans, nos quais me incluo, que continuam a divulgar a sua música. Como é estranho este triste universo sem passado e apenas com um presente imediato que ignora a sua história.
Rui Luís Lima
Klaus Schulze
"Satz: Exil Sils Maria"
"Irrlicht" é o álbum de estreia de Klaus Schulze, qntigo baterista dos Ash Ra Temple e Tangerine Dream, que virá aqui surgir acompanhado pela Colloquium Musica Orchestre, surpreendendo pelas sonoridades criadas o auditório musical., ao mesmo tempo que a sua paixão pelos sintetizadores o irá tornar num dos nomes mais destacados on interior do denominado "krautrock".
ResponderEliminar