Michel Vaillant
“O Circuito do Medo” / "Le circuit de la peur"
Arte: Jean Graton
Argumento: Jean Graton
Colecção: Michel Vaillant - nº.4
Páginas: 64
Asa/Público
"O Circuito do Medo" / “Le circuit de la peur” foi a terceiro álbum criado por Jean Graton para o seu herói Michel Vaillant, que irá surgir nas páginas da revista Tintin entre 7 de Janeiro e 5 de Agosto de 1959. Esta aventura do célebre piloto tem a particularidade de ele ir integrar uma equipa europeia de automobilismo, que irá competir com uma equipa americana, onde se encontra o seu amigo Steve Warson, e uma equipa dos então denominados países de Leste (também conhecidos nesses anos como “da cortina de ferro”), onde voltamos a encontrar o piloto soviético Nicolas Narkine, que tínhamos conhecido na aventura anterior de Michel Vaillant, intitulada “O Piloto Sem Rosto”.
A referida competição será constituída por três provas bem diferentes, a começar nas 12 Horas de Sebring, na América, seguindo-se um Rali em Espanha e a terminar uma prova de Fórmula 1 na Polónia. Estávamos ainda em plena Guerra Fria, será que é possível o tão desejado desanuviamento entre as super-potências, utilizando o desporto ou vão ser as pistas um novo palco do eterno duelo?
Jean Graton criou, mais uma vez, uma banda desenhada com o seu herói Michel Vaillant, que bem merece ser (re)descoberta nos dias de hoje!
Rui Luís Lima
No ano de 1959 Jean Graton coloca Michele Vaillant a disputar um conjunto de corridas em duelo com dois pilotos do então bloco soviético, fruto dos tempos que se viviam na época. A genialidade de Jean Graton como autor da 9ª Arte encontra-se bem patente neste episódio que nos oferece um retrato da época que se vivia nesses tempos.
ResponderEliminar