“Journal October”
ECM 1161
ECM Records
1980
David Darling – cello, bells, gong, timpans, voice.
1 – Slow Return – 12:55
2 – Bells and Gongs – 1:29
3 – Far Away Lights – 3:41
4 – Solo Cello – 5:46
5 – Minor Blue – 3:23
6 – Clouds – 6:17
7 – Solo Cello – 6:26
8 – Solo Cello and Voice – 2:59
9 – Journal October, Stuttgart – 10:21
Este norte-americano nascido em 1941, elegeu o violoncelo como elemento criativo no universo musical e após uma longa temporada a tocar no Paul Winter Consort, em 1980 surgiu a oportunidade de David Darking encetar uma carreira a solo e assim, através desse descobridor de talentos chamado Manfred Eicher, irá surpreender tudo e todos precisamente com este belo e inconfundível "Journal October", um magnifico diário musical que nos oferece desde logo uma das mais belas entradas no universo de um compositor.
David Darling
(1941 - 2021)
Mais tarde a solo (tocando todos os instrumentos que escutamos) e elegendo o violoncelo como instrumento solista, irá surpreender todos aqueles que o escutam pela primeira vez e se alguns decidiram intitular a sua inconfundível música de "new age", afirmamos desde já que não aceitamos esse rótulo, porque a música de David Darling pertence a esse universo que ficou conhecido, entre alguns, como jazz câmara, explorando com enorme saber as diversas correntes da actual música contemporânea. Aqui vos deixo o convite para descobrirem a música deste músico e compositor que infelizmente já nos deixou.
Gravado em Outubro de 1980 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wielend. Design de Klaus Detjen. Fotografia de Signe Mahler. Produção de Manfred Eicher. Todos os temas deste álbum foram compostos por David Darling.
Rui Luís Lima
David Darling - (1941 - 2021) - foi um violoncelista e compositor norte-americano. Em 2010, ganhou o Grammy para o Melhor Álbum New Age. Ao longo dos anos gravou com Bobby McFerrin, Paul Winter Consort, Ralph Towner e Spyro Gyra entre outros. Só na editora alemã ECM Records gravou 15 álbuns.
ResponderEliminarClassificação: 5 estrelas (*****)