sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Lois Weber - “Suspense”


Lois Weber
“Suspense”
(EUA – 1913) - (10 min – P/B – Mudo)
Lois Weber, Val Paul, Douglas Gerrard, Sam Kaufman.

Lois Weber, a primeira mulher a realizar um filme na América, nascida em 1879, irá ao longo da vida dirigir 139 filmes, com um saber e um engenho dignos de nota, tendo-se estreado na realização em 1911, ao lado do famoso Edwin S. Porter, do qual irá recolher excelentes ensinamentos e de Phillips Smailey (com quem se viria a casar).


Embora tenha participado em alguns filmes à frente da câmara, como sucede neste belo “Suspense”, datado de 1913, a sua carreira irá ficar registada na História da Sétima Arte como realizadora, mas será melhor dizermos cineasta, porque ela merece esse título, tendo até sido responsável pela escrita de diversos argumentos cinematográficos.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Muitas vezes se fala nas mulheres cineastas, mas o nome da primeira mulher a realizar um filme, ainda no período mudo do cinema, nesse ano distante de 1913, permanece ainda desconhecido e Lois Weber que se iniciou no cinema como actriz, aprendeu com o marido realizador a arte do cineasta e basta vermos os seus filmes para ficarmos fascinados pela sua arte. Por isso mesmo ela bem merece ser recordada e nunca ser esquecida porque os seus filmes revelam uma autora e "Suspense" é a prova disso mesmo.

    ResponderEliminar