“The Call”
JAPO 60001
JAPO Records
1971
Mal Waldron – electric piano.
Jimmy Jackson – organ.
Eberhard Weber – electric bass.
Fred Braceful – drums.
1 – The Call – 18:53
2 – Thoughts – 21:50
Em 1967, Manfred Scheffner iniciou a venda de álbuns de jazz por correio, que designou de “Jazz by Post” (JAPO), numa loja de electrodomésticos em Munique, criando dois anos mais tarde, em 1969, uma discoteca que se dedicava exclusivamente à comercialização de álbuns de jazz, que se iria tornar numa referência no universo do Jazz Europeu e que mais tarde se irá lançar na produção discográfica.
Os LPs da JAPO Records foram produzidos por Thomas Stowsand, Steve Lake e Manfred Eicher e por vezes até pelos próprios músicos e publicados e comercializados pela ECM Records. Recorde-se que JAPO é a abreviatura encontrada para a designação “Jazz by Post” criada pelos seus fundadores. Em 1989 a JAPO Records encerrou a sua actividade discográfica tendo, até esse momento, originado 41 álbuns incontornáveis e a ECM Records ficou detentora desta etiqueta discográfica e posteriormente iniciou a reedição de diversos álbuns do catálogo da JAPO Records na ECM Records.
O primeiro álbum editado foi o trabalho discográfico de Mal Waldron, intitulado “The Call”, recorde-se que o primeiro álbum a ver a luz do dia com o selo ECM Records foi também assinado por Mal Waldron, numa formação em trio de jazz. “The Call” foi gravado a 1 de Fevereiro de 1971 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Kurt Rapp. Design de B & B Wojirsch. Produção de Manfred Eicher.
Rui Luís Lima
Inicialmente os discos da JAPO Records eram vendidos através de via postal fruto de cup~es que eram inseridos em jornais e revistas, criando-se assim uma venda postal dos discos, sendo este trabalho de Mal Waldron o primeiro a ver a luz do dia.
ResponderEliminarNo catálogo da JAPO Records foram editados 41 trabalhos discográficos e posteriomente o catálogo passou a ser inserido na eCm Records que viria a reeditar algumas das obras, com novas capas.