"Love Me Tender"
Páginas: 248
Edições 70
Catherine Texier, nascida e criada em França, reside em New York e viu ser editado em Portugal, pelas Edições 70, o magnífico “Love Me Tender”.
«Quero-te, diziam os olhos de Rafael, azul-turquesa como uma piscina da Florida. Encontravam-se apertados, cotovelo com cotovelo, num bar apinhado. Os olhos também denunciavam que ele estava bêbado. Mas sóbrio até à morte no seu desejo por ela.»
Catherine Texier
“Love Me Tender” possui uma fotografia sugestiva na capa, mas Catherine Texier não é só autora de uma obra: “Panic Blue” e “Chloé l’Atlantique” são outras das suas obras que se encontram com facilidade nas livrarias, tendo a última sido escrita originalmente em francês. Para além de escrever regularmente em revistas como “Harper’s Bazaar”, “Cosmopolitan”, “Marie Claire”, “Elle” e a “Newsday” foi também uma das responsáveis pela edição do magazine literário “Between C and D”.
Já a sua novela “Victorinne” convoca Flaubert e Stendhal para a sua “feitura” do ponto de vista estilístico e a acção decorre em finais do século xix em França, sendo baseada na vida da sua bisavó, curiosamente a própria capa do livro é um “pastiche” das obras destes escritores.
Mais tarde Catherine Texier vê uma vida sólida, baseada no amor construído com o seu companheiro de sempre, explodir literalmente na selva de betão da grande metrópole, nascendo assim um dos livros mais lidos da autora, “Break Up – The End of a Love Affair”, crónica do último ano de uma tempestuosa vida matrimonial ao fim de 18 anos de sólido casamento e de amizade literária, onde a traição e a autodestruição percorrem o mesmo leito do rio: “I will never forgive you. I will never make love with you again. I do not love you anymore”.
A sua obra literária, embora pouco conhecida em Portugal, merece uma melhor divulgação, porque a sua escrita profundamente erótica merece bem ser descoberta. Enquanto isso não sucede procurem “Love Me Tender” e, já agora, porque não ler “Break Up – The End of a Love Affair” para evitar o fim da paixão.
Rui Luís Lima
Catherine Texier embora só tenha este livro editado no nosso país bem merece ser redescoberta, tal como este fabuloso livro intitulado "Love Me Tender".
ResponderEliminar