sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Lucky Luke - “Billy, The Kid” - René Goscinny / Morris


Lucky Luke
“Billy, The Kid”
Arte: Morris
Argumento: René Goscinny
Colecção: Lucky Luke nº.8
Páginas: 46
Asa/Público

A primeira história que li de Lucky Luke foi, precisamente, na revista Tintin, nesses anos 60, em que pelos vistos hoje em dia ninguém viveu, e fiquei deliciado com a personagem do terrível Billy, The Kid, que obrigava o dono do saloon a só servir chocolate quente e uns bolos, que me pareciam deliciosos.

René Goscinny - (1926 - 1977)
Morris (Maurice de Bévère) - (1923 - 2001)

Depois o cowboy solitário, que disparava mais rápido que a sua própria sombra, acompanhado pelo fiel cavalo branco Jolly Jumper, perceberam rapidamente que em Fort Weakling reinava um clima “tranquilo”, direi mesmo “pacífico” e até o célebre responsável do jornal local se encontrava de certa forma condicionado por esse génio do far-west chamado Billy, The Kid!

Lucky Luke

Esta aventura de Lucky Luke, célebre personagem criado por Morris, cujo autor na realidade se chamava Maurice de Bévère e era belga, teve em Renè Goscinny o cúmplice perfeito para os argumentos de Lucky Luke, tendo esta aventura do solitário cow-boy surgido pela primeira vez nas páginas da revista Spirou (nºs.1210 a 1231), nesse ano já longínquo de 1961, mas que permanece como uma das mais imaginativas aventuras de Lucky Luke, ele que conviveu com os temíveis irmãos Dalton, que se cruzou com Calamity Jane e até conheceu o cão mais “inteligente” do Oeste Selvagem, o famoso Ran Tan Plan, possui neste duelo com Billy The Kid uma memorável aventura que muitos ainda gostam de recordar!

Lucky Luke - "Billy, The Kid"
Argumento: René Goscinny
Desenho: Morris (Maurice de Bévère)

Quando li pela primeira vez uma aventura de Lucky Luke nas páginas da revista Tintin, em finais dos anos 60 do século passado, foram estas as duas primeiras pranchas que vi publicadas a partir do álbum de Lucky Luke, "Billy The Kid", da autoria de René Goscinny e Morris. Mas muitos anos depois ao reler esta aventura de Lucky Luke a enfrentar o temível Billy The Kid foi esta a primeira prancha que encontrei publicada:

Lucky Luke -" Billy, The Kid"

E foi assim que um dia descobri como a banda desehada "Billy The Kid" de Lucky Luke tinha sido alterada em nome dos "bons costumes", porque até o humor da dupla René Goscinny e Morris já incomoda.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Quando o genial René Goscinny começou a assinar os argumentos da banda desenhada "Lucky Luke" criada por Morris, de imediato assistimos a um salta qualitativo da mesma. Recorde-se que Morris e Goscinny conheceram-se em território americano, quando ambos andavam por lá. Já "Lucky Luke contra Billy The Kid" é a minha banda desenhada favorita do "cow-boy" que dispara mais rápido do que a sua própria sombra.

    ResponderEliminar