Vários Autores
Cadernos de Cinema nº.5
Páginas: 224
Publicações Dom Quixote
Na segunda metade dos anos 60, do século xx, a editora Publicações Dom Quixote teve um papel muito importante na divulgação da cultura no nosso País, com colecções incontornáveis, como "Universidade Moderna", os "Cadernos Dom Quixote" sobre a actualidade internacional, os "Cadernos de Poesia", que foram um espaço plural na divulgação da Arte Poética e os "Cadernos de Cinema", uma colecção dedicada à Sétima Arte, que abordava o Cinema por géneros e cineastas, como sucede com este seu número cinco, dedicado a Alain Resnais, nesse ano de 1969.
"O Último Ano em Marienbad"
Certamente alguns dirão que se trata de um livro datado, sem interesse, mas estão profundamente enganados, porque os textos que se encontram aqui reunidos são assinados por Alan Robbe-Grillet, Guido Aristarco, Jorge Semprun, Marcel Martin e o próprio Alain Resnais, entre outros.
"Hiroshima Meu Amor"
"Alain Resnais" é um desses livros que nos convidam a descobrir a obra deste cineasta francês, que sempre olhou o cinema de uma forma bem pessoal. Nesses anos 60, com todas as condicionantes editoriais e com a censura, tínhamos uma bela colecção dedicada à 7ª. Arte nestes "Cadernos de Cinema"!
Rui Luís Lima
Alain Resnais é o nome incontornável do cinema francês e este livro embora antigo oferece-nos diversos contributos críticos sobre a obra do célebre cineasta. Recorde-se que esta colecção intitulada "Cadernos de Cinema" editada pela D. Quixote era uma verdadeira pedrada no charco da edição de livros de cinema, mantendo nos dias de hoje uma enorme relevância numa bibliografia de livros de cinema.
ResponderEliminar