quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Harry O. Hoyt - “O Mundo Perdido” / “The Lost World”


Harry O. Hoyt
“O Mundo Perdido” / “The Lost World”
(EUA – 1925) – (106 min./Mudo – Cópia Restaurada)
Wallace Beery, Bessie Love, Lloyd Hughes, Lewis Stone.


Um dos aspectos mais aliciantes da net reside precisamente no facto de esta plataforma se ter transformado no principal espaço, neste século XXI, onde é divulgado o cinema mudo, que foi extinto, tal como os dinossauros, das salas de cinema comercial, ausente das cinematecas, por “esquecimento”, um “sem-abrigo” no mercado de dvd e parente pobre e ignorado, como convém, do pequeno écran. Recorde-se que o Canal franco-alemão programa um clássico do cinema mudo uma vez por mês.


Foi assim, na net, que descobri este fabuloso filme de Harry O. Hoyt, um desses cineastas e argumentistas que souberam conviver de forma perfeita com a Sétima Arte, tanto no período mudo, como no sonoro.


“O Mundo Perdido” / “The Lost World”, que vi numa magnífica cópia restaurada e tintada, com excelente banda sonora, tem por base o famoso livro de Arthur Conan Doyle (surgindo o escritor no início da película), revelando-se como um filme que certamente Steven Spielberg viu várias vezes, antes de se lançar na sua aventura de “Parque Jurássico”, mas o que nos interessa aqui é na verdade a forma genial e os efeitos especiais do filme de Harry O. Hoyt, que nos levam a pensar na reacção dos espectadores que assistiram à exibição desta película em 1925, ao acompanharem a viagem de um grupo de exploradores até um território onde irão descobrir os famosos e perigosos habitantes desse mundo perdido.


O cinema mudo está repleto de inúmeras obras-primas, que aguardam a hora de serem resgatadas do silêncio e da escuridão que se abateu sobre elas.

Rui Luís Lima

3 comentários:

  1. Gosto imenso dos filmes de aventuras do gênero do Parque Jurássico, penso que os vi todos.
    Há mesmo muito tempo que não vejo um filme mudo, mas acredito que “O Mundo Perdido” de 1925, deva ter tido um grande impacto nos espetadores da altura.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobrimos este filme na net quando andávamos a procurar cinema mudo que felizmente está divulgado na net e ficámos fascinados pela arte e engenho deste cineasta e concordo consigo quando refere a reacção ou medo dos espectadores deste filme no ano de 1925.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abraço!

      Eliminar
  2. Harry O. Hoyt - (1885 - 1961) foi um cineasta e argumentista norte-americano que se iniciou no cinema em 1913 tendo realizado o seu primeiro filme em 1915 e dez anos depois irá realizar a película "O Mundo Perdido” / “The Lost World”, que certamente Steven Spielberg viu antes de ter realizado o seu "Jurassic Park", onde mais uma vez os protagonistas são os dinossauros.

    ResponderEliminar